Seja bem vindo

Olá,

Seja bem vindo a este blog.
Criei ele para exercitar a escrita e compartilhar algumas informações.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Windows XP Professional SATA Edition com SP3 Português BR


Essa versão não foi modificada.
Apenas foi adicionado vários drivers de controladoras sata.
XP completo e com service pack 3.

Tamanho: 602 MB
Idioma: Português
Seriais

PARTE1 - PARTE2 - PARTE3

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Código de beeps

Tem sido bastante comum a postagem de problemas em micros onde é citada a ocorrência de beeps, "apitos" ou "barulhos" emitidos pelo bios da mobo. A referência abaixo é apenas uma generalização do que podem significar esses beeps, que variam de marca de Bios e de placa-mãe, mas que podem dar uma base inicial para a detecção e resolução de alguns problemas. Eu havia elaborado um texto mais amplo e explicativo mas, entre panes, formatações e trocas de HD, esse arquivo foi para a Terra do Nunca. Por isso copiei esse texto do site Guia do Hardware e que serve para começar.

O código de bips varia de acordo com a marca do BIOS (Award ou AMI por exemplo) podendo também haver pequenas mudanças de uma placa-mãe para outra. Geralmente, o manual da placa-mãe traz uma tabela com as seqüências de bips usadas. As instruções a seguir lhe servirão como referência caso não tenha em mãos o manual da placa-mãe:

    1 Bip Curto: Post Executado com sucesso: Este é um Bip feliz emitido pelo BIOS quando o POST é executado com sucesso. Caso o seu sistema esteja inicializando normalmente e você não esteja ouvindo este Bip , verifique se o speaker está ligado à placa-mãe corretamente.

    1 Bip longo: Falha no Refresh (refresh Failure) : O circuito de refresh da placa-mãe está com problemas, isto pode ser causado por danos na placa-mãe ou falhas nos módulos de memória RAM

    1 Bip longo e 2 bips curtos; 1 Bip longo e 3 bips curtos: Falha no Vídeo: Problemas com o BIOS da placa de vídeo. Tente retirar a placa, passar borracha de vinil em seus contatos e recolocá-la, talvez em outro slot. Na maioria das vezes este problema é causado por mau contato.

    2 bips curtos: Falha Geral: Não foi possível iniciar o computador. Este problema é causado por uma falha grave em algum componente, que o BIOS não foi capaz de identificar. Em geral o problema é na placa-mãe ou nos módulos de memória.

    2 Bips longos: Erro de paridade: Durante o POST, foi detectado um erro de paridade na memória RAM. Este problema pode ser tanto nos módulos de memória quanto nos próprios circuitos de paridade. Para determinar a causa do problema, basta fazer um teste com outros pentes de memória. Caso esteja utilizando pentes de memória sem o Bit de paridade você deve desativar a opção "Parity Check" encontrada no Setup.

    3 Bips longos: Falha nos primeiros 64 KB da memória RAM (Base 64k memory failure) > Foi detectado um problema grave nos primeiros 64 KB da memória RAM. Isto pode ser causado por um defeito nas memórias ou na própria placa-mãe. Outra possibilidade é o problema estar sendo causado por um simples mal contato. Experimente antes de mais nada retirar os pentes de memória, limpar seus contatos usando uma borracha de vinil (aquelas borrachas plásticas de escola) e recoloca-los com cuidado.

    4 Bips Longos: Timer não operacional: O Timer 1 não está operacional ou não está conseguindo encontrar a memória RAM. O problema pode estar na placa-mãe (mais provável) ou nos módulos de memória.

    5 Bips: Erro no processador: O processador está danificado, ou mal encaixado. Verifique se o processador está bem encaixado, e se por descuido você não esqueceu de baixar a alavanca do soquete Zif (acontece nas melhores famílias :-)

    6 Bips: Falha no Gate 20 (8042 - Gate A20 failure): O gate 20 é um sinal gerado pelo chip 8042, responsável por colocar o processador em modo protegido. Neste caso, o problema poderia ser algum dano no processador ou mesmo problemas relacionados com o chip 8042 localizado na placa-mãe.

    7 Bips: Processor exception (interrupt error): O processador gerou uma interrupção de exceção. Significa que o processador está apresentando um comportamento errático. Isso acontece às vezes no caso de um overclock mal sucedido. Se o problema for persistente, experimente baixar a freqüência de operação do processador. Caso não dê certo, considere uma troca.

    8 Bips: Erro na memória da placa de vídeo (display memory error) : Problemas com a placa de vídeo, que podem estar sendo causados também por mal contato. Experimente, como no caso das memórias, retirar a placa de vídeo, passar borracha em seus contatos e recolocar cuidadosamente no slot. Caso não resolva, provavelmente a placa de vídeo está danificada.

    9 Bips: Erro na memória ROM (rom checksum error): Problemas com a memória Flash, onde está gravado o BIOS. Isto pode ser causado por um dano físico no chip do BIOS, por um upgrade de BIOS mal sucedido ou mesmo pela ação de um vírus da linhagem do Chernobil.

    10 Bips: Falha no CMOS shutdown register (CMOS shutdown register error): O chamado de shutdown register enviado pelo CMOS apresentou erro. Este problema é causado por algum defeito no CMOS. Nesse caso será um problema físico do chip, não restando outra opção senão trocar a placa-mãe.

    11 Bips: Problemas com a memória cache (cache memory bad): Foi detectado um erro na memória cache. Geralmente quando isso acontece, o BIOS consegue inicializar o sistema normalmente, desabilitando a memória cache. Mas, claro, isso não é desejável, pois deteriora muito o desempenho do sistema. Uma coisa a ser tentada é entrar no Setup e aumentar os tempos de espera da memória cache. Muitas vezes com esse "refresco" conseguimos que ela volte a funcionar normalmente.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Navegue na internet com mais segurança

Os crackers aprimoram cada vez mais seus programas espiões e técnicas de fraude para roubarem informações pessoais dos internautas para obter ganhos financeiros. Pesquisas revelam que o dono de uma rede botnet pode ganhar cerca de US$ 7 mil por dia, usando métodos de persuasão para que a vítima acesse páginas falsas de alguma loja ou banco e digite dados pessoais. Para ajudar você a escapar desse tipo de golpe, o WNews dá algumas dicas e ensina medidas de segurança para que navegação na web com maior proteção.

E-mail
Não abra anexos de e-mails desconhecidos ou inesperados - por mais que reconheça o e-mail. Se alguma mensagem chega na sua caixa de entrada sem texto algum e com um arquivo para baixar, tenha cuidado. Ela pode carregar códigos maliciosos que infectarão sua máquina. Por isso, não responda solicitações de números de documentos e cartões de crédito, e desative a auto-execução de arquivos anexos.

Senhas
Fortaleça suas senhas. Crie combinações que tenham ao menos 14 caracteres, incluindo letras, números e símbolos. No caso de internet banking, troque suas seqüências periodicamente, a cada 45 dias. Para restringir o controle de seu computador, crie contas com diferentes perfis no PC, aconselha José Matias, gerente de suporte da McAfee.

Browsers
Os navegadores populares são mais visados e têm suas brechas estudadas pelos crackers. Por isso o Interner Explorer que tem cerca de 70% do mercado mundial de browser é o que recebe maior número de ataques, afirmam os especialistas. Já o Firefox, Safari, Opera, Chrome e Netscape são menos visados. O mesmo ocorre com programas de e-mail. Quanto mais utilizado maior é o número de ataques.

Nada valioso é gratuito
Circulam na internet várias mensagens que prometem desde laptops gratuitos à viagens pela Europa, por meio de falsos sorteios online. Os crackers usam esse tipo de isca para atrair e infectar os PCs dos internautas. Os cibercriminosos fazem isso para conseguir números de cartões de crédito, entre outras informações pessoais das vítimas. Desconfie das ofertas online que são atraentes.

Para ter certeza de que não está sofrendo um golpe, contate a empresa que supostamente enviou o e-mail, e verifique se a mensagem foi realmente enviada pela companhia.

Preste atenção às URLs
A difusão de spams e websites falsos de instituições bancárias está se tornando cada vez mais comum. Por isso, não clique em mensagens que oferecem link direto para seu banco. Para não ter problema, digite manualmente o endereço e terá acesso direto.

Além disso, verifique a segurança da conexão da página, lendo sua URL. O começo "https" significa que o domínio é seguro, ao invés do "http". As páginas protegidas também trazem uma imagem de um cadeado fechado do lado do endereço.

Compras online
Evite comprar em sites desconhecidos. Os crackers criam páginas falsas de lojas para roubar os dados pessoais das vítimas. Para piorar, esses endereços podem conter também spywares, que roubam informações de segurança do usuário do computador, como senhas e números de cartões de crédito.

Visual das páginas falsas
Ao acessar uma página phishing, acidentalmente ou não, é possível detectar o problema antes de clicar em qualquer link do domínio dos crackers. Muitos sites desenvolvidos pelos cibercriminosos contem erros ortográficos, ou imagens que não carregam. Se o endereço parecer estranho, saia dele antes de digitar alguma informação pessoal.

Cuidados nas redes sociais
Para se proteger em redes de relacionamento, permita somente acesso à página de pessoas que fazem parte de sua rede de contatos, como amigos, familiares e colegas. Isso fará com que só elas consigam ver suas informações pessoais, fotos etc.

Pense bem antes de inserir uma foto sugestiva ou que indique algo sobre sua vida. Qualquer pessoa com o direito de acessar a página pode descobrir onde você mora, trabalha ou estuda por meio de uma simples imagem. Isso pode colocar sua vida pessoal, acadêmica e profissional em risco.

Caso queira se encontrar pessoalmente com algum membro desconhecido da rede social, marque o encontro em um lugar público, durante o dia, e leve alguma pessoa de confiança para lhe acompanhar.

Denuncie
Se você foi vítima de algum cibercriminoso, denúncia ao Procon ou procure a Delegacia de Crimes Eletrônicos da região.