Seja bem vindo

Olá,

Seja bem vindo a este blog.
Criei ele para exercitar a escrita e compartilhar algumas informações.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Gogrok Download

Gogrok é um programa pequeno e simples, com aspecto de um mensageiro comum, mas que presta um serviço que pode ser muito útil para quem deseja prestar assistência técnica ou está com dificuldades e precisa da ajuda, mas não tem ninguém por perto além de contatos no MSN ou no Skype.


Através deste software, você pode compartilhar o seu desktop ou ter acesso ao de outra pessoa, bastando para isso que as duas estejam cadastradas e possuam o software Gogrok, além de pelo menos um dos dois mensageiros: o Skype ou o Windows Live Messenger. Você só precisa escolher o contato com o qual deseja compartilhar a área de trabalho e pronto

Após escolher o contato com o qual deseja compartilhar a área de trabalho e iniciar a conexão. Você também tem a possibilidade de intervir na área de trabalho do outro usuário, e não apenas ficar assistindo.

Como funciona

A primeira coisa que você precisa fazer é criar seu cadastro no serviço Gogrok. Quando você iniciar o programa pela primeira vez, uma janela de cadastro será exibida e você cria sua conta. Depois, faça o login no programa e escolha qual serviço deseja utilizar. O programa que você for utilizar para se conectar a outro usuário deve estar ligado e você deve estar conectado no serviço.

Quando você escolher o serviço, uma nova janela surgirá, onde você poderá adicionar até dois usuários para compartilhar o seu desktop. Lembre-se que para que o serviço funcione, é necessário que ambos os usuários possuam o Gogrok instalado, bem como uma conta no serviço, além, é claro, de estarem conectados.

Como usar

Durante a conexão, você pode escolher o que deseja compartilhar com os demais usuários conectados. É possível compartilhar as janelas abertas (somente uma ou todas) e também todo o desktop. Para isso, clique na guia azul e selecione o que deseja compartilha.

Os usuários conectados ficam divididos em Application Owner (Proprietário da aplicação) e Viewer (Visualizador). O proprietário da aplicação é aquele que transmite seu desktop e visualizador, obviamente, é o que assiste a exibição.

Compartilhe seu desktop com qualquer rapidamente sem nenhuma dificuldade


Se você é o proprietário e deseja que outro usuário tome este posto, clique no botão "Trade application owner", o primeiro da etiqueta do usuário, presente no lado direito da janela do programa. É possível também permitir que algum visualizador intervenha em seu desktop, para dar este poder a ele, clique em no segundo botão, que possui o desenho de um cursor.

LINK PARA BAIXAR O PROGRAMA: http://baixaki.ig.com.br/site/dwnld52596.htm


Ativando ou desativando o recurso de Restauração do Sistema no Windows XP

Ativando ou desativando o recurso de Restauração do Sistema no Windows XP

Essas informações são fornecidas para a sua conveniência. A Restauração do Sistema faz parte do Windows XP. Se precisar de ajuda com esse recurso, entre em contato com o suporte técnico do sistema operacional.

Para desativar a Restauração do Sistema é necessário fazer o login como Administrador. Para mais informações sobre como fazer o login como Administrador, consulte o documento Você está logado no Windows 2000/XP como Administrador?

NOTE Nota

Desativar a Restauração do Sistema apaga todos os pontos de restauração anteriores. Novos pontos de restauração devem ser criados assim que a Restauração do Sistema for ativada novamente.

            
  Desativando o recurso de restauração do Windows XP
1
Clique em Iniciar > Programas > Acessórios > Windows Explorer.
2
Clique com o botão direito em Meu computador e clique em Propriedades.
3
Na guia Restauração do sistema, selecione Desativar Restauração do Sistema ou Desativar Restauração do Sistema em todas as unidades.
4
Clique em Aplicar > OK. A seguinte mensagem será exibida:
 "Você optou por desativar a Restauração do Sistema. Se continuar, todos os pontos de restauração existentes serão apagados e você não poderá controlar nem desfazer alterações em seu computador. Deseja desativar a Restauração do Sistema?"
5
Como indicado na mensagem, isso excluirá todos os pontos existentes de restauração. Clique em Sim para confirmar.
6
Clique em OK.
7
Siga as instruções - por exemplo, solução de problemas ou remoção de vírus - que sugeriram a desativação do recurso de restauração. Ao completar todas as instruções, ative o recurso de restauração novamente seguindo as instruções da próxima seção.

            
  Ativando o recurso de restauração do Windows XP

1
Clique em Iniciar > Programas > Acessórios > Windows Explorer.
2
Clique com o botão direito em Meu computador e clique em Propriedades.
3
Na guia Restauração do sistema, desmarque Desativar Restauração do Sistema ou Desativar Restauração do Sistema em todas as unidades.
4
Clique em Aplicar > OK.

Informações Técnicas:
Mais informações sobre o recurso Restauração do Sistema

O recurso de Restauração do Sistema do Windows XP é semelhante à última configuração válida do Windows NT e Windows 2000. Você pode utilizá-la para retornar às configurações anteriores, através de cópias dos arquivos de sistema e de programas selecionados. Porém, no caso do Windows NT e do Windows 2000, o recurso faz o computador retornar à última configuração que o Windows determina que poderia funcionar, ao passo que, no Windows XP, é possível selecionar entre várias opções disponíveis para restaurar o computador, ou seja, o recurso de Restauração do Sistema do Windows XP mantém vários pontos de restauração, em vez de somente um.

Embora seja um recurso interessante, a Restauração do Sistema deve ser temporariamente desativada em alguns casos. Por exemplo, se o computador estiver infectado por um vírus, é possível que exista uma cópia desse vírus na pasta da Restauração do Sistema. Por padrão, o Windows impede que os arquivos da pasta da Restauração do Sistema sejam alterados por programas externos. Assim, é possível um arquivo infectado seja restaurado ou que algum programa anti-vírus detecte um arquivo infectado no computador.

Desativar a Restauração do Sistema não apaga nem remove qualquer dado pessoal que exista no computador. Os únicos arquivos removidos são os arquivos criados pela Restauração do Sistema, armazenados na pasta _RESTORE, denominados pontos de restauração. Utilizar a Restauração do Sistema para reverter o sistema para um ponto de restauração salvo anteriormente não afeta seus arquivos pessoais ou qualquer outro conteúdo existente na pasta Meus Documentos.

Para mais informações, consulte a Ajuda do Windows (clique em Iniciar> Ajuda e Suporte) e pesquise por "Restauração do Sistema" ou "System Restore".

ABC da Saúde

Indico o site ABC da Saúde (http://www.abcdasaude.com.br/) para consultas diversas sobre Saúde.

Portal direcionado ao público em geral que tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas de saúde com mais de 600 artigos escritos exclusivamente por especialistas.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Os brasileiros se amarram no Mercado Livre. Mesmo!

INFO Online - Internet Buzz - Blog da Sandra Carvalho

Os brasileiros se amarram no Mercado Livre. Mesmo!


É a comScore quem diz: o número 1 do e-commerce no Brasil é o site de leilões Mercado Livre, com 10,1 milhões de usuários únicos por mês.  Mais: cada um desses visitantes volta em média 4,7 vezes por mês ao site.

Pelo menos são estes os números da audiência que a comScore mediu no mês de julho entre os brasileiros com mais de 15 anos que acessaram a internet em casa ou no trabalho (as conexões feitas em cibercafés e outros lugares públicos não contaram, nem as feitas em celulares e smartphones).

Depois do Mercado Livre vêm o comparador de preços Buscapé (4,8 milhões) e a loja online Submarino (4,6 milhões).  Ambas tem um número de visitas muito menor, como você pode ver da tabela aí em cima, que tirei do site da comScore.  Outro destaque da pesquisa foi a loja Shoptime, que não passou de 1,3 milhão de visitantes únicos, mas foi a recordista em segurar mais os consumidores em suas páginas: 6,8 minutos.  O Mercado Livre ficou atrás, com 3,8 minutos.

Pela pesquisa, quem está se dando melhor, pelo menos na hora de atrair audiência, são endereços que nasceram direto da web e têm apenas existência online.  É o caso dos três primeiros colocados. Mas outros nomões do varejo brasileiro, como Americanas, Magazine Luíza e Extra, também se destacaram na pesquisa.

 A comScore estimou que mais de dois terços dos 25 milhões de brasileiros que acessaram a web em casa e no trabalho em julho visitaram alguma loja online.  Considerando que muita gente acessa a internet de locais públicos, a empresa calcula que o número de internautas no país chegue a 56,2 milhões, mas não estendeu a eles a pesquisa de comércio eletrônico.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Auxílio remoto pode ser tão fácil quanto acessar um site na web

Lincoln Spector, da PC World / EUA
09-09-2008

Versões mais caras do Windows trazem Assistência Remota inclusa, mas é difícil de configurar e usar; então conheça do SkyFex.

Tanto o Windows XP quanto o Vista trazem utilitários que possibilitam o controle remoto do seu computador (ou você acessar remotamente outro PC), denominados Assistência Remota. Tais utilitários são bons e funcionam muito bem, desde que os envolvidos consigam configurá-los adequadamente. E o problema com essas ferramentas é justamente esse: encontrar um usuário com experiência suficiente para configurá-los adequadamente.

Além disso, aquele que se propõe a ajudar alguém que esteja com alguma dificuldade com seu computador deve conhecer o endereço IP do necessitado (e quem é que tem tal informação numa hora dessas?), ter certeza de que o PC problemático está com a função Remote Desktop Server habilitada e que o salvador da pátria consiga configurar o roteador e o firewall do necessitado para permitir este tipo de conexão remota.

E não pense que o ajudado pode facilitar as coisas: raramente são capazes de descrever com clareza o que a tela de configuração do roteador mostra e a última coisa que você vai querer que ele faça é sair mexendo na configuração desse equipamento a torto e a direita.

Leia também: 
> Acesse seus documentos mesmo que esteja do outro lado do mundo 
> Como se tornar o super-herói dos PCs 
> Faça backup do registro antes de mexer no sistema 
> Backup sem gastar nada? Veja aqui como fazer 
> Automatize a rotina de backup para não se arrepender depois 
> Galeria: que tal um desktop que custa 11 mil reais? 

Para completar o cenário: o aplicativo de assistência remota não vem com as edições Home do Windows XP nem do Vista, sistemas operacionais mais comumente utilizados por quem costuma tem problemas.

Há uma grande quantidade de programas de assistência remota disponíveis no mercado desenvolvidos por outras empresas só que na maior parte dos casos apenas complementam o que o Assistência Remota faz, sem contar que também exigem algum conhecimento prévio por parte de quem está sendo auxiliado.

Por sugestão de um leitor da PC World (EUA), tomamos o conhecimento do SkyFex. Gratuito e baseado em web, este service dispensa a instalação de qualquer software além de alguns controles ActiveX. 

Você e a pessoa que está sendo ajudada devem acessar páginas diferentes do site do SkyFex – você terá de criar uma conta (gratuita); a outra pessoa nem isso. 

Depois de cada uma das partes fornecer ao serviço um código de acesso de 6 dígitos, você verá em sua tela o desktop da pessoa que está ajudando. Ao clicar em qualquer ponto da janela que representa do desktop remoto, a outra pessoa verá, em sua respectiva tela um círculo vermelho que mostra onde você está "mexendo".

skyfex_01

Desktop: a janela do browser mostra a tela do PC de quem está sendo ajudado

Clique no botão Request Remote Control e quando a outra pessoa der a permissão, você terá controle total sobre essa máquina. 

A ferramenta, no entanto, possui algumas limitações. Ela só funciona com o Internet Explorer e, na versão gratuita, as sessões duram no máximo 30 minutos e o controle remoto apenas 5. 

Tais limites de tempo desaparecem se você pagar 30 dólares por mês pela versão Pro do SkyFex. Nos testes, a função Syncronize clipboards também não funcionaram.

skyfex_02

Limites: a versão Pro do SkyFex acaba com o tempo limitado para o suporte

De todas as soluções de acesso remoto que já usamos, está é – sem dúvida – a mais fácil de usar.

O PRATO CERTO PARA CADA HORÁRIO

O PRATO CERTO PARA CADA HORÁRIO

A dieta dissociada propõe novas combinações de alimentos ao longo do dia para queimar 10% do peso em um mês

Acaba de ser lançada uma nova forma de emagrecer com saúde e sem sacrifícios. A dieta dissociada foi criada pelo endocrinologista João Cesar Soares, de Igaratá (SP). Ela não mistura proteínas e carboidratos na mesma refeição e define horários para que esses nutrientes sejam ingeridos.


 Um prato no almoço, outro no jantar


Carnes e massas, por exemplo, devem ser consumidas em refeições diferentes. Isso porque a união desses alimentos bloqueia a queima de gordura. Ao separá-los, você terá uma perda de peso maior e bem mais saudável. 

Como funciona? 
A dieta propõe que você consuma carboidratos até a hora do almoço e proteínas no resto do dia. Com essa combinação, seu organismo queima o excesso de gordura, e você emagrece comendo 20% a mais do que em outras dietas. O melhor 
é que você pode seguir o programa até atingir o peso desejado. "O método é balanceado e inclui todos os grupos de alimentos", diz o médico. 

Perca peso comendo mais 
"É possível perder até 10% do peso em um mês", esclarece o médico, que acaba 
de lançar o livro Dieta Dissociada (editora MG). 

Disposta a experimentar o novo método? Então, anote as dicas para ficar em forma de uma vez por todas. E se prepare para anotar também os elogios.


5 segredos para o sucesso da dieta 

1. Deixe frutas e verduras à vista. 
2. Abuse de temperos como cebola, alho e salsinha. 
3. Tome chá de camomila à noite. 
4. Evite alimentos embutidos, como salames e lingüiças. 
5. Tome leite desnatado pela manhã: ele tem mais lactose do que proteínas.


Corrigindo arquivos PST corrompidos

Quem utiliza o Outlook/Outlook Express já deve ter se deparado com uma corrupção do seu arquivo .PST (Pastas Pessoais). Existem diversas ferramentas que efetuam a correção desse arquivo, mas o que poucos sabem é que o próprio windows fornece uma aplicação para reparar arquivos .PST danificados: o scanpst.exe.

O scanpst pode ser localizado sob o menu Programas -> acessórios -> Ferramentas do sistema ou no diretório

C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\System\MSMAPI\1033

No caso de pasta offline (.OST) utilizadas para acesso Offline a pastas do MS Exchange Server, pode-se utilizar a ferramenta scanost.exe localizada no diretório acima ou o próprio scanpst.exe.

domingo, 7 de setembro de 2008

Cidade do Recife


RECIFE CURIOSO

vista_boaviagem1[1].jpgVocês não imaginam o prazer que tive toda vez que mergulhava nas pesquisas para descobrir curiosidades do Recife. Foi gratificante, emocionante, gostoso de fazer. Tudo isso foi feito entre os anos de 2002 e 2005. Podem desfrutar. Mas só se for por amor a Recife.

CURIOSIDADES DO RECIFE
Daniel Bueno pesquisa

HISTÓRIA
· 1537 - ano de fundação, o Recife teve início com núcleo de pescadores e marinheiros que se estabeleceram na península;
· 1630 - primeira invasão holandesa;
· 1637 - chegada de Maurício de Nassau;
· 1654 - fim do domínio holandês;
· 1710 - elevação do povoado à categoria de vila, em 19/11;
· 1823 - elevada à categoria de cidade, em 5/12;
· 1827 - tornou-se capital da província de Pernambuco;
· 1892 - declaração da autonomia do Município.

POR QUE O NOME RECIFE?
O nome Recife vem da curiosa muralha natural de rochedos de coral ou arrecifes, que corre paralela à nossa costa. Ela protege o porto contra a força das ondas. Foi neste singular local, na desembocadura do Rio Capibaribe, num estreito istmo - depois ilha - que a cidade do Recife iniciou o seu povoamento.

CLIMA
O clima do Recife é quente e úmido. A temperatura média é de 25,2 graus Centígrados.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Anote aí: Latitude 8o 04�3\ s - Longitude 34o 55\00\ w.

BAIRROS DO RECIFE
A capital de Pernambuco tem 94 bairros, assim divididos: 11 no Centro; 18 na região norte; 29 na região Noroeste; 12 no Oeste; 16 no Sudoeste e 8 na Zona Sul.

RUAS DO RECIFE
No cadastro de logradouros da Prefeitura do Recife estão registrados 9.809 logradouros públicos. Existem na cidade 3 mil quilômetros de ruas cadastradas, entre vias pavimentadas e não pavimentadas

ORDEM ALFABÉTICA
A primeira rua do Recife pela ordem alfabética é a rua Abadia, que fica no Cordeiro. A última é a rua Zilda S. Santana, também no Cordeiro. Ou pode ser a rua Capitão Zuzinha, em Boa Viagem.

PRAÇA MAIS ANTIGA
É a Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, que data de 1642, quando Maurício de Nassau iniciou ali o plantio de um jardim.

CANAIS DO RECIFE
O Recife é cortado por 66 canais. O maior deles é o Canal do Jordão, com 7.500 metros de extensão. Nasce na rua Maria Irene, no Jordão, e vai desaguar no Rio Jordão, no Setúbal, de onde prossegue como canal até desembocar na Bacia do Pina.

OUTROS CANAIS
Depois do Jordão, os maiores canais são estes: Cavoco, que nasce na Várzea, com 6.000 metros de extensão; o do Derby/Tacaruna, com 5.000 metros; o de Setúbal, também com 5.000 metros; o de Jardim Teresópolis, na UR-7, Várzea, com 3.000 metros; o da Estrada dos Macacos, na Guabiraba, com 3.000 metros e o Canal do Vasco da Gama/Peixinhos, com 2.500 metros.

CANAIS PEQUENOS
Entre pequenos e médios, existem mais 103 canais no Recife.

DETALHES
Somando a extensão de todos os canais tem-se um total de aproximadamente 100 quilômetros. Dois desses canais são artificiais: Derby/Tacaruna e Setúbal. Vinte e quatro deles deságuam no rio Capibaribe, e 18, no rio Beberibe. Outros 17 jogam suas águas no rio Jiquiá; 5 no rio Tejipió e 2 vão poluir o rio Jordão. A soma dos canais dá exatamente 66.

E AS PONTES?
Ao todo, são 40 pontes na cidade do Recife. Dessas, 25 são de grande porte. No Centro estão as oito mais conhecidas: Limoeiro, da Boa Vista, Maurício de Nassau, Princesa Isabel, Buarque Macedo, Antiga Ponte Giratória, Duarte Coelho e Seis de Março (Velha). Sobre o Rio Capibaribe foram construídas 13 pontes, começando na Várzea - por onde entra o rio no Recife - até a foz.

DOMICÍLIOS
A cidade do Recife tem 376.022 domicílios ocupados. Com banheiro ou sanitário são 161.163 domicílios; e 330.750 deles estão ligados à rede geral de abastecimento dágua.

ÁREA
Com 218 km quadrados de área, Recife é a quarta menor capital do Brasil em tamanho. Só perde para Vitória/ES, que tem 89 km quadrados; Natal/RN, com 169; Aracaju, com 181; e João Pessoa/PB, que tem 210 km quadrados.

AS OUTRAS
Fortaleza tem 312 km quadrados; Salvador tem 325; Belo Horizonte, 331 km quadrados. São capitais cujas áreas se aproximam da do Recife.

QUAL É A MAIOR?
A maior capital brasileira em área é Porto Velho/RO, que tem 34.069 km quadrados. Dentro de Porto Velho caberiam 156 cidades do Recife.

POPULAÇÃO
No último levantamento do IBGE, Recife registrou uma população de 1 milhão, 422 mil, 905 habitantes, dos quais 761.215 são mulheres, e 661.690 são homens. Quer dizer, existem quase 100 mil mulheres a mais que homens no Recife.

DENSIDADE
Moram no Recife 6.529 habitantes por km quadrado. É maior densidade demográfica do Estado depois de Olinda, onde moram 9.715 habitantes por km quadrado.

DETALHES
Desse total da população, há 118.041 habitantes residentes na faixa de zero a 4 anos de idade; 121.420 dos 5 aos 9 anos de idade; 278.303 dos 10 aos 19 anos; 265.280 habitantes dos 20 aos 29 anos; 225.335 dos 30 aos 39 anos; 171.079 dos 40 aos 49 anos; 109.910 dos 50 aos 59 anos; e 133.532 habitantes com 60 anos ou mais de idade.

BOA VIAGEM É O MAIS POPULOSO
O bairro de Boa Viagem é o mais populoso do Recife, com 100.338 habitantes.

DEPOIS VEM A COHAB
O segundo bairro mais populoso é a Cohab, com 69.134 habitantes; e o terceiro é a Várzea, com 64.512 moradores.

O MENOS HABITADO
É o bairro de Pau Ferro, com apenas 336 moradores.

RECIFE JOVEM
A maior população do Recife está na faixa dos 15 aos 19 anos de idade: 145.529 habitantes. E com mais de 70 anos de idade, a capital tem 61 mil habitantes.

COMPARAÇÃO
A capital brasileira cuja população mais se aproxima da do Recife é Manaus, que trem 1.405.835 habitantes. Recife tem 1.422.905.

A MENOR
A capital que tem o menor número de habitantes é Palmas/TO, com 137.355 habitantes. Nesse caso, Recife tem 10,3 vezes a população de Palmas.

A MAIOR
A capital mais populosa é São Paulo, com 10.434.252 habitantes. Nesse caso, Recife tem 13,63% da população de São Paulo.

RECIFE TEM MAIS GENTE
A população do Recife é maior do que as populações de cinco capitais juntas: Florianópolis, Rio Branco, Macapá, Vitória e Boa Vista. Ou mais do que estas três juntas: Aracaju, João Pessoa e Florianópolis.

ELEITORES
Recife é o maior colégio eleitoral do Estado, com 982.511 eleitores e 9 zonas eleitorais.

O EDIFÍCIO MAIS ALTO
Se neste momento ainda não surgiu outro maior, o prédio mais alto do Recife é o Condomínio Mendo Sampaio, com 42 pavimentos - 37 apartamentos, um por andar - e altura de 131,2 metros. Fica na avenida 17 de Agosto, 2665, no bairro do Monteiro. Tem 185 garagens, área construída de 18,3 mil metros quadrados, 39 árvores frutíferas e elevadores que chegam a 150 metros por minuto.

MAIOR PARQUE
É o Parque da Jaqueira, com 70 mil metros quadrados, ciclovia e pistas de cooper, bicicross e patinação. Fica aberto das 5 da manhã às 11 da noite.

O MAIOR BAIRRO
O bairro mais extenso do Recife é o da Guabiraba, com 4.196 hectares, onde moram apenas 7.318 pessoas. É quase a metade dos moradores do Conjunto Residencial Inez Andreazza, na avenida Recife.

BAIRROS GRANDES
Depois de Guabiraba, o maior em área é o da Várzea, com 2.264 hectares, seguido do Ibura, com 1.005 hectares; Curado, 825 hectares; Boa Viagem, 738 hectares; Imbiribeira, 655; Pina; 615; Dois Irmãos, 582; Pau Ferro, 549 e Cohab, 566 hectares.

O MENOR BAIRRO
O menor bairro do Recife em área é o do Totó, com apenas 15 hectares; seguido de Torreão, com 16,3 hectares; Ponto de Parada, com 17; Jaqueira, 28,8 e Ilha do Leite com 27,7 hectares.

MAIOR E MENOR
Dentro do bairro de Guabiraba, o maior do Recife, caberiam 279 bairros do Totó, o menor bairro.

OUTROS BAIRROS
O antigo bairro do Recife tem apenas 468 hectares. O da Soledade é pequeno: 32 hectares. A Cidade Universitária tem 166; e os Aflitos, apenas 30,6 hectares.

RECIFE
67% dos 218 km quadrados que tem o Recife compreendem áreas de morros; 23% são planícies, 9% são regiões aquáticas e 6%, área verde.

BAIRROS DA EIRA
Para rimar, os bairros do Recife que terminam em eira: Macaxeira, Jaqueira, Tamarineira, Imbiribeira, Mangabeira, Porto da Madeira e Mangueira.

E EIRO?
Terminando em eiro, temos: Cordeiro, Monteiro, Espinheiro e Cajueiro.

BAIRROS NO DIMINUTIVO
Bairros do Recife no diminutivo: Passarinho, Peixinhos, Rosarinho, Mustardinha, e, considere, Alto Santa Teresinha.

MENOR E MAIOR
O menor bairro do Recife em número de letras são dois: Pina e Totó. O maior é Cidade Universitária, com 19 letras.

NOME DE ANIMAL
Vamos lá: Sítio dos Pintos, Cordeiro, Peixinhos, Coelhos...

ÁRVORES FRUTÍFERAS
Os bairros do Recife que lembram essas árvores: Jaqueira, Tamarineira, Mangabeira, Cajueiro, Mangueira e Coqueiral.

RENDIMENTO
Os bairros com melhor média de rendimento mensal são Jaqueira, Casa Forte e Aflitos.

BAIRRO PEQUENO
No bairro do Rosarinho mora pouca gente. O último Censo registrou apenas 2.606 moradores.

MAIS MULHERES
Recife tem exatamente 99.525 mulheres a mais que homens. Isso dá o estádio do Arruda e o dos Aflitos totalmente lotados de mulheres.

SERVIDORES MUNICIPAIS
A Prefeitura do Recife tem 21.948 servidores públicos municipais, dos quais 17.422 são ativos, e 4.526 são inativos

SAÚDE
Existem 53 hospitais com 8.1332 leitos. E ainda: 196 unidades laboratoriais, 67 centros de saúde; 15 ambulatórios de unidade hospitalar geral. Ocorrem, em média, 205 mil internações hospitalares.

CEMITÉRIOS
O Recife possui cinco necrópoles municipais: Santo Amaro, Parque das Flores, Tejipió, Várzea e Casa Amarela.

CEMITÉRIO DE SANTO AMARO
Seu nome oficial é Senhor Bom Jesus da Redenção e foi inaugurado em 1o de março de 1851. Sua capacidade é de 8.634 covas e 17 mil ossuários.

PARQUE DAS FLORES
Sua capacidade é de 36.300 jazigos.

OS OUTROS
O Cemitério da Várzea: 3.765 covas e 457 ossuários; o de Tejipió, 2.216 covas; e o de Casa Amarela, 2.144 covas e 800 ossuários.

PECUÁRIA
Mesmo sem zona rural, o Recife tem registrados em seu território 3 mil cabeças de boi; 1.800 cabeças de porcos e porcas; 230 cabeças de porcas criadeiras; 24 mil cabeças de galinha; 6 mil galos, frangos e pintos; 5 mil cabeças de codornas; 1.200 cabeças de coelho; 231 cabeças de eqüinos; 345 cabeças de caprinos; 20 cabeças de ovinos; e 35 cabeças de bubalinos.

MEL DE ABELHA
O Recife tem uma produção de 2.500 quilos de mel por ano.

LAVOURA
Recife não tem lavoura nenhuma, porque não tem zona rural.

FORTE DO BRUM
Situado no extremo norte da Ilha do Recife, foi construído pelos portugueses em 1629 e denominado como Fortaleza de Diogo Paes. Em 1631, sobre os alicerces dessa fortaleza, os holandeses levantaram uma edificação, que foi chamada de Bruyne, em homenagem a John de Bruyne, presidente do Conselho Político de Olinda. O nome foi simplificado para Brum. Após a expulsão holandesa o forte voltou aos portugueses, que o reconstruíram em 1667 com pedras dos arrecifes. Entre os anos de 1886 e 1889 ele foi totalmente restaurado. Seu estilo colonial tem as muralhas em pedra e arenitos dos arrecifes, canhões de bronze e pequenas torres em forma de cilindros, que serviam para observar e dar o alerta em caso de ataques.

EMPRESAS DO RECIFE
Com CNPJ, o Recife tem 29.512 empresas. Contando por unidades, elas somam 33.146. Dessas, apenas 899 foram fundadas até 1969; 1.171 surgiram de 70 a 74; e 1.470 foram fundadas entre 1975 e 1979. A grande maioria - 13.168 - surgiu de 1995 em diante. Dessas, havia 562 sem pessoal nenhum ocupado.

PRIMEIRO PREFEITO
Foi Manoel Pinto Damaso, que governou o Recife de 1891 a 1893. Seu primeiro desafio foi saldar um empréstimo de 336 mil réis contraído ao Banco do Brasil em 1872 pelo administrador da cidade Francisco do Rego Barros de Lacerda, para a construção do Mercado de São José. O mandato de Damaso foi interrompido por ter morrido em 22 de junho de 1893.

E QUEM ASSUMIU?
Com a morte do nosso primeiro prefeito quem assumiu foi o subprefeito José Marcelino da Rosa e Silva, que ficou no poder até 1896.

PREFEITO LIMA CASTRO
Esse prefeito governou o Recife de 1919 a 1922. Foi ele quem construiu a Ponte da Madalena, que hoje leva seu nome.

ANTONIO DE GÓIS
Foi esse prefeito que construiu as pontes do Derby e da Torre. Também foi Antônio de Góis, que era engenheiro, quem concluiu o Mercado da Encruzilhada.

PELÓPIDAS DA SILVEIRA
Foi ele que, como prefeito do Recife, em 1946, pavimentou a avenida Norte e a Estrada da Imbiribeira. Também alargou a avenida Conde da Boa Vista. Voltou a governar o Recife de 55 a 59. E foi Pelópidas que, em 1964, instalou ônibus elétricos no Recife.

MIGUEL ARRAES
Como prefeito do Recife, eleito em 1960, Arraes pavimentou as avenidas Sul e Boa Viagem. Criou a CTU e o Baile Municipal do Recife.

AUGUSTO LUCENA
Foi um dos prefeitos mais polêmicos do Recife. Governou de 1964 a 69 e nesse tempo construiu o edifício-sede da Prefeitura, criou a Cohab/Recife e construiu as avenidas Caxangá, Antônio de Góis, José Estelita, Agamenom Magalhães, Domingos Ferreira, Abdias de Carvalho e Cais do Apolo. Na sua segunda gestão, de 1971 a 1975, Lucena transforma o Recife na cidade mais iluminada do Brasil com o sistema de iluminação a vapor de mercúrio.

GERALDO MAGALHÃES
Foi na administração dele - 69/70 - que surgiram os primeiros viadutos do Recife: o de Cinco Pontas e o da João de Barros.

PANIFICADORAS
Calcula-se que existam mil padarias no Grande Recife. Quase a metade do Estado todo - que tem 2.200.

GUARDAS MUNICIPAIS
Anote aí: eles são 800. A Guarda Municipal do Recife é a mais antiga do Brasil, criada em 22 de fevereiro de 1893. No início eram apenas chamados de guardas de jardim, e só passaram a usar armas em 1951.

MERCADOS DO RECIFE
Ao todo são 17 mercados públicos, com 2.777 boxes.

MERCADO DE SÃO JOSÉ
O Mercado de São José ocupa uma área coberta de 3.541 metros quadrados. Mede 48,88m de frente por 75,44m de fundo. Tem 545 boxes.

MERCADO DA MADALENA
A construção teve início em 6 de fevereiro de 1925, recebendo o nome de Mercado do Bacurau, por funcionar no horário noturno. Tem 155 compartimentos.

MERCADO DA BOA VISTA
O Mercado da Boa Vista, localizado na Rua de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, não tem data certa de fundação. Sabe-se que foi reinaugurado em 02 de dezembro de 1946. No tempo da escravidão funcionou, ali, um mercado de escravos. Onde hoje é o compartimento nº 1, os servos eram chicoteados. O mercado foi reformado em 1946, 1991 e 1994.

CENTRO DE ABASTECIMENTO DE AFOGADOS
Foi inaugurado em 6 de dezembro de 1983, e o Mercado Anexo I foi aberto em 10 de janeiro de 1994, com 57 compartimentos e área 1.452 metros quadrados.

MERCADO DE CASA AMARELA
O Mercado de Casa Amarela foi inaugurado em 9 de novembro de 1930, na gestão do prefeito Pereira Borges. As estruturas que sustentam a construção foram trazidas de bonde pela empresa Borrione, em 1928. Presume-se que o terreno onde o mercado foi erguido tenha sido doado pelo seu proprietário, senhor Allain Teixeira, naquele mesmo ano. A área originalmente construída é de 817 metros quadrados. Abriga 100 boxes.

MERCADO DE SANTO AMARO
O Mercado de Santo Amaro foi entregue à comunidade em 13 de junho de 1933 pelo prefeito Antônio de Góis Cavalcante. A construção, com 692 metros quadrados e 82 compartimentos, ocupou terreno de propriedade do senhor Caetano Lopes.

MERCADO DE ÁGUA FRIA
O Mercado de Água Fria teve sua construção iniciada em 28 de julho de 1952, quando era prefeito do Recife Antônio Pereira. A inauguração se deu em 26 de janeiro de 1954, na gestão de Etelvino Lins. O Pátio da Feira foi construído em 1993, numa área de 3.087 metros quadrados. Atualmente, abriga 162 boxes.

MERCADO DE NOVA DESCOBERTA
O Mercado de Nova Descoberta foi obra de iniciativa particular e inaugurado em 1973. O nome original era Centro Comercial de Nova Descoberta. Em 1976, na gestão Antônio Farias, a Prefeitura adquiriu o empreendimento, alterando-lhe a denominação. Possui 91 boxes.

MERCADO DO PINA
O Mercado do Pina surgiu em forma de mercado comunitário. Foi assumido pela Prefeitura do Recife, ampliado e inaugurado em 6 de julho de 1983 com as atuais dimensões: 58 boxes.

MERCADO DOS COELHOS
O Mercado dos Coelhos surgiu da necessidade de urbanizar a favela dos Coelhos, que se estendia da Rua Joaquim Mariano até a beira do Rio Capibaribe. A inauguração se deu em 22 de março de 1985. Tem 31 boxes.

MERCADO DE BEBERIBE
O Mercado do Beberibe também surgiu da iniciativa privada, na década de 50. A Prefeitura do Recife desapropriou o local, realizou ampla reforma, adequando-o ao uso da população. A inauguração como mercado público deu-se em 12 de novembro de 1985. Tem 54 boxes.

MERCADO DO JORDÃO
O Mercado do Jordão foi inaugurado em 26 de setembro de 1998. Está localizado na divisa com o município de Jaboatão. Esse detalhe geográfico tem-se constituído em problema para a fiscalização das atividades informais. Seus 167 compartimentos nunca foram totalmente ocupados.

MERCADO DO CORDEIRO
Ocupa uma área de 2.397 metros quadrados, onde existem 120 boxes.

MERCADO DE FRUTAS
O Mercado das Frutas foi inaugurado em 17 de julho de 1970, com 220 metros quadrados de área construída e 29 compartimentos. Hoje são 31 boxes.

MERCADO DAS FLORES
O Mercado das Flores foi inaugurado em 30 de maio de 1996, com 56 boxes.

FEIRAS LIVRES
O Recife tem 28 feiras livres, com cerca de 3.600 bancos.

HORÁRIOS DAS FEIRAS LIVRES DO RECIFE:

FEIRA INÍCIO TÉRMINO LOCALIZAÇÃO
Afogados Diária Estrada dos Remédios
Água Fria Diária Est. Velha de Água Fria
Alto do Deodato Sábado 18h00 Domingo 12h00 Rua Alto do Deodato
Areias Sexta 07:00 Sábado 20:00 Rua Barros Sobrinho
Arruda Quinta 07h00 Sábado 21h00 Rua Romiz Galvão
Beberibe Diária Praça da Convenção
Boa Viagem Terça 07h00 Quarta 18h00 Av. Cons. Aguiar
Bomba Grande Quarta 07h00 Quinta 18h00 Av. Inácio Monteiro
Casa Amarela Diária Largo de C. Amarela
Cordeiro Quinta 12h00 Sábado 20h00 Frente Hosp. G. Vargas
Córrego da Areia Sextça 07h00 Domingo 12h00 Pátio M. N. Descoberta
Derby Terça 07:00 Quarta 12:00 Av. Agam. Magalhães
Encruzilhada Segunda 07h00 Terça 18h00 Largo da Encruzilhada
Engenho do Meio Sábado 18h00 Domingo 12h00 Pça. Arnaldo Assunção
Hipódromo Quinta 07h00 Sexta 12h00 Rua Fonseca Oliveira
Ibura UR-1 Sexta 12h00 Sábado 16h00 Av. Pernambuco
Ibura UR-5 Diária
Ipsep Sexta 07h00 Domingo 20h00 Rua Oliveira Neto
Jordão R. Alberto Lundgren, s/n
Mustardinha Sexta 07h00 Sábado 14h00 R.Joana F. de Azevedo
Pina Sexta 07h00 Quarta 18h00 Pça. Abelardo Baltar
San Martin Terça 07h00 Sábado 20h00 Av. San Martin
Santo Amaro Quinta 07h00 Rua Frei Cassimiro
São José Diária Cais de Santa Rita
Sítio Grande (Burity) Diária Sábado 20h00 Av. Norte/Macaxeira
Torrões Quinta 07h00 Pça. de Casa Forte
Várzea Sexta 07h00 Sexta 17h00 R. Azeredo Coutinho
Torrões Quinta 07h00 Pça. de Casa Forte


AMBULANTES
A Cidade do Recife tem cerca de 8 mil ambulantes circulando pelas ruas, a maioria deles no chamado Centro Expandido – área que vai do Marco Zero, no Recife Antigo, à Avenida Agamenon Magalhães, no Derby/Tacaruna. Destes, cerca de 6 mil são cadastrados pela Prefeitura.

CALÇADÃO DOS MASCATES
O Camelódromo tem 2.500 metros quadrados de área construída e capacidade para 1.500 boxes e foi inaugurado em 1994.

CADASTRO
No cadastro da CSURB - que trabalha só com as 216 principais ruas da cidade - estão registradas 691 barracas, 703 fiteiros, 382 carroças, 576 tabuleiros e 300 quiosques.

ONDE ESTÃO OS AMBULANTES DO RECIFE?
Camelódromo – 1.448 nos seis módulos. Quiosques do Pátio do Carmo – 168. Nas três praças de alimentação do Calçadão dos Mascates: 30. Shopping Santa Rita – 1.100 nas cinco ramificações. Fiteiros – 703. Carros de Cachorro Quente – 200. Mercado das Flores – 56 boxes. E mais: barracas de coco, quiosques de sorvete, frutas nobres (maçã, uva, pêra, etc), flores, feiras livres, etc.

BOA VIAGEM
Ao longo da Praia de Boa Viagem estão 1.500 barracas e carroças cadastradas na Prefeitura, além dos 67 quiosques que vendem coco no calçadão.

SHOPPING SANTA RITA
Esse shopping tem 516 boxes e 392 bancos de feira. Total: 908.

GALERIAS DO RECIFE
O sistema de microdrenagem, que é constituído de canaletas e galerias, onde são coletadas as águas pluviais e conduzidas aos rios e canais, possui aproximadamente 700 km de extensão.

RUAS DO RECIFE
A Rua do Apolo já se chamou Rua do Visconde de Itaparica, em 1870. Mas o povo consagrou Apolo. Veja o livro de Carlos Bezerra Cavalcanti O Recife e suas ruas e faça um passeio na história de nossas ruas.

OUTRAS RUAS
A rua do Bom Jesus, por exemplo, já se chamou rua do Bode, rua dos Judeus, rua da Cruz e rua dos Mercadores. A Marquês de Olinda já foi rua da Balsa, rua da Ponte, rua da Cadeia e rua de Nossa Senhora da Conceição. A rua do Sol também foi chamada de Cais do Machado e rua dr. Ivo Miquelino.

RUA DO FOGO
Recebeu esse nome depois que um foguete caiu sobre a coberta de um dos prédios e causou um incêndio. Era dia de festa na Igreja do Rosário, em meados do século 18.

MAIS RUAS
A rua Floriano Peixoto já foi rua da Detenção. A Marquês de Herval era 24 de Maio. A Matias de Albuquerque se chamou rua do Caju. A rua Nova era rua Nova de Santo Antônio, e, depois da morte de João Pessoa, quiseram lhe dar o nome do político paraibano ali assassinado, mas o nome não pegou.

RUA SIQUEIRA CAMPOS
Essa se chamou rua do Hospital dos Terceiros, depois Novo Mundo, Francisco Jacinto e São Francisco.

IGREJA DO PILAR
A tradicional capela de N. S. do Pilar em Fora de Portas ainda conserva o tipo da sua construção originária, em que particularmente figura a abóbada semi-esférica da capela-mor, revestida de azulejos.

MAIS RUAS
A Primeiro de Março foi rua da Polé Velha; a das Calçadas foi rua do Curral, porque a área tinha muitos bois e cavalos; a rua Direita foi Direita das 5 Pontas e depois só 5 Pontas e até Marcílio Dias, que também não pegou. A rua do Rangel foi rua do Mar e, depois, Visconde de Inhaúma.

CONTINUA
A rua da Imperatriz era um aterro chamado Terra Nova. Depois, passou a se chamar Aterro da Boa Vista. A do Hospício foi assim denominada porque o caminho ia dar num hospício, ou melhor, numa hospedaria de frades. Foi chamado de Caminho de Jerusalém e apenas Jerusalém. Em 1877, a prefeitura impôs-lhe o nome de Visconde de Camaragibe, mas o povo renegou.

OUTRAS RUAS
Lembra-nos o historiador Carlos Bezerra Cavalcanti que a avenida Manoel Borba foi chamada de rua do Atalho, Beco do Tambiá e Intendência. A Barão de São Borja era conhecida como Rua do Sebo; a Visconde de Goiana era o beco do Cotovelo; a do Aragão era rua Visconde de Pelotas; a 7 de Setembro era rua dos Ferreiros; e a rua Velha - pasmem - já foi chamada de rua Nova!

RUAS DE BOA VIAGEM
A rua Barão de Souza Leão era mui antigamente chamada de Estrada de Boa Viagem; a Antônio Falcão deveria se chamar, na verdade, Antonino Falcão, fundador do Diário de Pernambuco. Por um erro ninguém sabe de quem, ficou Antônio.

RUA TOMÉ GIBSON
Essa rua divide, oficialmente, os bairros do Pina e Boa Viagem.

BRASÍLIA TEIMOSA
A invasão eimosa da área desse bairro se deu no dia 15 de fevereiro de 1958.

IGREJA DE SANTO AMARO
A igreja de Santo Amaro, que fica na rua Capitão Lima, teve sua primeira missa celebrada em 1904. Esse local ainda se chamava Sítio do Araçá.

AVENIDA CRUZ CABUGÁ
Antigamente, esse era o caminho que ia dar em Olinda, chamado de Estrada de Luiz do Rego Barreto.

NOMES CURIOSOS
A rua do Arame fica na Estância; a rua dos Velhos, em Casa Amarela; a rua Deus te Guarde fica em Afogados; a rua da Baixinha, em Beberibe; a rua Córrego da Loura, em Beberibe; a rua Só Nós Dois, também em Beberibe; a rua do Cotovelo, na Boa Vista e em Casa Amarela; rua das Lágrimas, em Casa Amarela; e rua Queira Deus, em Tejipió.

OUTRAS RUAS
Por que rua 48? É uma homenagem à Revolução Praieira ocorrida no ano de 1948. Essa rua era chamada antigamente de rua Nunes Machado, justamente o principal vulto da Revolução Praieira.

RUA AMÉLIA
O filho do Barão de Beberibe, Augusto de Oliveira, cedeu essa área para nela ser aberto um logradouro. Mas fez uma exigência: que tivesse o nome da filha dele, Amélia. E ficou, portanto, rua Amélia.

RUA JOAQUIM NABUCO
Essa rua divide os bairros do Derby e das Graças.

QUEM FOI JEAN EMILE FAVRE?
Foi um aviador brasileiro de nome francês, morto numa acidente aéreo ocorrido próximo à Casa de Detenção, no centro do Recife. A aeronave bateu num fio de alta tensão e caiu, matando o aviador Jean Emile, que era Sargento da Aeronáutica.

MAIOR NOME DE RUA
Provavelmente, como aposta Carlos Cavalcanti, o nome de rua mais comprido de Recife deve ser Avenida Estrada do Arraial Novo do Bom Jesus, que liga a Caxangá à BR-232 e foi asfaltada em 1969.

FRATELLI VITTA
O famoso refrigerante pernambucano era fabricado pela firma Irmãos Vida, localizada na Soledade, e comandada pelos irmãos italianos Miguel e Francisco Vitta.

RUA IMPERIAL
Já foi chamada de rua 89, logo depois da Proclamação da República, em 1889.

ESTRADA DOS REMÉDIOS
Foi construída em 1850. O nome se deve à igreja ali construída sob a invocação de Nossa Senhora dos Remédios.

CABANGA IATE CLUBE
Foi inaugurado no dia 2 de agosto de 1947, com apenas 38 sócios. Fica numa área denominada antigamente de Cais do Chupa. Explica-se: uma draga chupava areia do cais para aterrar a área de Brasília Teimosa, o que fez sumir uma pequena ilha na bacia chamada de Coroa do Passarinho.

FERIADOS
A Lei 9777, de 6 de junho de 1967, estabeleceu quatro feriados municipais no Recife: Sexta-Feira da Paixão, Dia de São João, Nossa Senhora do Carmo (16 de julho) e Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro). Como se sabe, o primeiro, Paixão de Cristo, é feriado em todo o País; e São João também é feriado em quase todos os Estados do Nordeste.

ZONA AZUL
O Recife tem 2.549 vagas de duas e cinco horas na chamada ona Azul.

ESTACIONAMENTO
Na rua do Imperador existe o edifício-garagem com 240 vagas: cobra 120 reais de mensalidade.

PÓLO MÉDICO
O pólo médico do Recife tem um faturamento anual de 120 milhões de reais e recolhe 11,5 milhões de ISS anualmente. Existem 417 hospitais, clínicas e casas de saúde, com 8.200 leitos, 12 mil médicos e 67.140 empregos. Outros números: 217 aparelhos de Raios-X, 31 tomógrafos, e 11 aparelhos de ressonância magnética.

COLÉGIOS
O Colégio Adventista do Recife foi fundado em 1977 e tem 1.367 alunos; o Americano Batista, fundado em 1905, tem 988 alunos; o Colégio Atual, de 1984, tem 2.950 alunos; o Colégio Boa Viagem, de 1957, tem 2.500 alunos; o Colégio das Damas, fundado em 1896, tem 3.818 alunos; o Decisão surgiu em 1985 e tem 4 mil alunos.

MAIS COLÉGIOS
O Colégio Especial surgiu em 1983 e hoje tem 2.000 alunos; o Colégio Madre de Deus foi fundado em 1973 e tem 1.400 alunos; o Neo Planos, de 1995, tem 691 alunos; o Colégio Santa Maria, de 1956, tem hoje 440 alunos; e o Salesiano, de 1894, tem 1.930 alunos.

MAIS PERTO E MAIS DISTANTE
A capital de Estado mais próxima do Recife é João Pessoa/PB, que fica a 120 km de distância. A capital mais distante é Boa Vista, capital de Roraima, que está a 6.480 km de distância, aproximadamente.

DETALHE
As duas capitais de Estado mais próximas uma da outra - no Brasil - são exatamente Recife e João Pessoa.

TABELA DE DISTÂNCIA
De Para Recife
Aracaju 501
Belém 2.074
Belo Horizonte 2.061
Boa Vista 6.483
Brasília 2.220
Campo Grande 3.332
Cuiabá 3.341
Curitiba 3.078
Florianópolis 3.375
Fortaleza 800
Foz do Iguaçu 3.572
Goiânia 2.417
João Pessoa 120
Maceió 285
Manaus 5.698
Natal 297
Porto Alegre 3.779
Porto Velho 4.797
Rio Branco 5.328
Rio de Janeiro 2.338
Salvador 839
São Luís 1.573
São Paulo 2.660
Teresina 1.137
Vitória 1.891

AGÊNCIAS BANCÁRIAS
Há 142 agências bancárias espalhadas pelo Recife.

CARTÓRIOS
Existem no Recife 15 Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais; 8 Cartórios de Notas da Capital; 4 Cartórios de Imóveis da Capital; 2 de Títulos, Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas da Capital; e 3 Cartórios de Arquivo Provisório do Acervo de Casamentos da Capital.

CONSUMO DE ENERGIA
O consumo anual de energia elétrica de uma cidade como Recife representa 11 vezes o consumo de todo o município de Caruaru.

QUALIDADE DE VIDA
A última classificação dos bairros do Recife pelo índice de condição/qualidade de vida deu os Aflitos em 1o lugar. Em seguida vêm, pela ordem, Graças, Jaqueira, Derby, Casa Forte, Soledade, Boa Vista, Torreão e Ilha do Leite. Um bairro como Boa Viagem, onde mora grande parte da elite da capital, ficou em 18o lugar entre os bairros de elevada condição de vida.

OS PIORES
Com baixíssima qualidade de vida ficaram: Bairro do Recife, Passarinho, Ilha Joana Bezerra, Pau Ferro e Peixinhos.

ESGOTO
Só no Recife, a rede de esgoto chega a 850 quilômetros de extensão.

NOSSA SENHORA
Nossa Senhora do Carmo foi coroada padroeira do Recife em 21 de setembro de 1919. A festa é comemorada no dia 16 de julho.

VIADUTOS
Na cidade do Recife estão 15 viadutos.

O PRIMEIRO VIADUTO DO RECIFE
O primeiro viaduto construído no Recife foi o de Cinco Pontas, ao lado do Forte. Isso ocorreu na gestão do prefeito Geraldo Magalhães, em 1970.

O SEGUNDO VIADUTO
Foi também construído em 1970, no governo de Geraldo Magalhães: é o viaduto da av. João de Barros, sobre a avenida Agamenom Magalhães.

BOA VIAGEM E ARMAZÉNS
No dia em que inaugurou a avenida Boa Viagem - 20 de outubro de 1924 - o governador Sérgio Loreto também acabava de inaugurar os armazéns 9 e 10 do Porto do Recife. Para isso, pegou um bonde especial na praça Rio Branco e desembarcou em Boa Viagem. A festa para os convidados foi no cassino Boa Viagem.

CASA DE DETENÇÃO
É onde funciona hoje a Casa da Cultura. Foi inaugurada em 23 de abril de 1855. Foi desativada como presídio pelo governador Eraldo Gueiros, em 1973, e os presos transferidos para o presídio Barreto Campelo. Tornou-se Casa da Cultura em 1976.

PONTE VELHA
Esse é o nome conhecido da Ponte 6 de Março, dado por ocasião da sua reinauguração em 1921. O nome é uma homenagem à data de 6 de março de 1817, quando eclodiu a Revolução Republicana em Pernambuco. Mas todo mundo só a conhece como Ponte Velha, que liga a ruas Velha e José Mariano à rua Floriano Peixoto, onde ficam a Estação Central e a Casa da Cultura. Foi reformada em 1976.

OTÁVIO DE FREITAS
É o nome de um hospital do Recife. Osvaldo de Freitas era um médico que usava paletó-saco, e foi quem andou de carro pela primeira vez em Recife, conduzindo um Renaut, em 1904.

AUGUSTO LUCENA
O sempre lembrado prefeito do Recife - governou de 1964 a 69 - e de 1971 a 73 - era paraibano. Foi Augusto Lucena quem construiu o edifício-sede da Prefeitura do Recife, e abriu a avenida Dantas Barreto.

CONFEITARIA GLÓRIA
Ficava na rua Nova, centro do Recife. Foi nessa confeitaria que João Dantas assassinou João Pessoa, acontecimento que desencadeou a Revolução de 30.

ELEIÇÕES
O Recife tem 9 zonas eleitorais e 2.156 secções, onde trabalham cerca de 13 mil pessoas. O colégio eleitoral é de 982.511 eleitores.

ELEIÇÕES 2002
Em 2.156 urnas apuradas no 1o turno das eleições em Recife, Lula obteve 389.854 votos, e José Serra, 167.829 votos. Quinze por cento dos eleitores (147.622) deixaram de ir às urnas em Recife.

PARA GOVERNADOR
Em Recife, Jarbas Vasconcelos, reeleito governador, obteve 57,8% dos votos, ou 433.225 votos; Humberto Costa, 38,1%, ou 285.513 votos. Quem obteve menos votos foi o candidato do PGT, José Carlos: 283 votos. Para governador, 45.560 eleitores do Recife anularam o voto, e 39.731 votaram em branco.

CINE MODERNO
O Cine Moderno foi inaugurado em 15 de maio de 1913, na Praça da Concórdia, hoje Praça Joaquim Nabuco.

ALGUNS CINEMAS
Além do Cine Moderno, alguns cinemas que funcionavam em Recife na década de 20: Parque, na rua Hospício; Helvética, na rua da Imperatriz; Royal, na rua Nova; Polytheama, na rua Barão de São Borja; Ideal, no Largo do Terço; São José, na rua das Calçadas.

MOTOS
Recife tem mais motos do que camionetas, ou caminhões.

BAIRRO DO HIPÓDROMO
O bairro recebeu esse nome porque ali funcionou um prado, entre 1887 e 1898.

BAIRRO DE BOA VIAGEM
Em 1899, motivada pelos banhos de mar, foi inaugurada a linha de bondes para Boa Viagem puxados a burros. Em 1906, Boa Viagem tinha apenas 60 casas. Em 1924, com a construção da avenida Boa Viagem, o bairro tomou impulso.

CASA DO NAVIO
Bela casa situada na avenida Beira Mar em Boa Viagem, visitada por gente famosa, como o presidente Jucelino Kubistcheck. Foi filmada até por Hollywood. Foi demolida em 1981.

CASA DE DISCO
Quem não se lembra de Adolfo da Modinha? Ele chegou ao Recife em 1967 e instalou sua primeira loja de discos - A Modinha - ao lado da Rodoviária - onde hoje está a EMTU - na Travessa de São José, 5. Adolfo chegou a ter 28 lojas.

TÁXI
A Teletáxi é a maior empresa de radiotáxi do Recife, com 400 veículos e 37 pontos de espera no Grande Recife.

GINÁSIO GERALDÃO
O Geraldão foi inaugurado em 12 de novembro de 1970 pelo prefeito Geraldo Magalhães. O projeto foi do arquiteto Ícaro de Castro Mello. O ginásio tem capacidade para acomodar 12 mil pessoas nas arquibancadas e 3.214 nas cadeiras. Fica na avenida Mascarenhas de Moraes, bairro da Imbiribeira.

OS PRIMEIROS SHOWS DO GERALDÃO
Recorde: primeiro veio o amistoso de Futebol de Salão entre Náutico e Fluminense do Rio, depois vieram os shows de Elis Regina, Wilson Simonal e os Incríveis, e ainda o desfile de apresentação da Taça Jules Rimet, conquistada pela Seleção de 70.

RC NO GERALDÃO
O primeiro show de Roberto Carlos no Geraldão foi em 4 de março de 1972, sob o comando do empresário Pinga, num show vendido ao Bompreço. Apesar das carências, o Geraldão continua sendo um dos três melhores ginásios esportivos do País.

ROBERTO CARLOS NO YOLANDA
Na famosa casa noturna dos anos 70, o Yolanda, em Recife, Roberto Carlos se apresentou uma única vez sob o comando do empresário Pinga: foi no dia 7 de julho de 1976.

A GRANDEZA DO RECIFE
Em 1850, Recife era a terceira cidade do País, com 50 mil habitantes, superada apenas por Salvador e Rio de Janeiro.

CONJUNTO INEZ ANDREAZA
O Inez Andreaza é o maior conjunto residencial da América Latina. Fica na avenida Recife, bairro da Estância, e mede 297.544,8 metros quadrados de área. Tem 23 blocos: 19 de 112 apartamentos e 4 blocos de 84 apartamentos, totalizando 2.464 apartamentos; os módulos são 176 com 14 apartamentos cada um. A população é de 14 mil moradores, maior do que muitos municípios do interior do Estado.

COMPARE
O Conjunto Residencial Inez Adreazza tem mais moradores do que municípios como Belém de Maria, Betânia, Calumbi, Camutanga, Chã de Alegria, Cortês, Frei Miguelinho, Granito, Inajá, Ingazeira, Jatobá, Jupi, Jurema. Enfim, dos 185 municípios pernambucanos, 59 têm população menor do que a do Conjunto Residencial Inez Andreazza, localizado em Recife.

RUA DO BOM JESUS
Essa rua do Recife já foi chamada de Rua dos Judeus, do Bode, da Cruz e dos Mercadores. No final da rua, onde está hoje a Praça do Arsenal, havia o Arco de Bom Jesus, demolido em 1850.

FARMÁCIA ANTIGA
A Farmácia de Homeopatia Dr. Sabino Pinho, que fica no Pátio de São Pedro, no Recife, data de 1848 e é considerada a mais antiga do País.

PORTO DO RECIFE
No século 17 o Porto do Recife era o maior das Américas.

CASA DA CULTURA
A Casa da Cultura recebe em média 15 mil turistas ao mês. Tem 106 celas/lojas. Chamam-se celas porque lá funcionou a Casa de Detenção, até 1973. A cela 106, no andar térreo, Raio Leste, permanece no seu estado original, como estava no dia da desativação da Detenção. A Casa tem 4 pavilhões - raios leste, oeste, norte e sul - com 1o e 2o andares; dois elevadores semipanorâmicos, 1 restaurante, 1 Café, 1 teatro/cinema.

FROTA DO RECIFE
A cada mês, a frota de veículos do Recife recebe em média 1.300 novos carros.

RUA DO IMPERADOR
Essa rua era antigamente a passarela das pessoas elegantes do Recife. Foi na rua do Imperador que desceu em solo recifense o imperador Dom Pedro II,

COMPARE
O bairro da Cohab, em Recife, tem uma população maior - 70 mil hab - do que a do município de Gravatá, que tem 67.500 hab.

TEATRO APOLO
Esse prédio começou a ser construído em 1850 e foi inaugurado em 1855. Cessou as atividades em 1864 e passou a ser utilizado como armazém de açúcar, até ser restaurado em 1981

PATRIMÔNIOS PERDIDOS
Pernambuco perdeu patrimônios que poderiam estar em pé: o Arco da Conceição, construído em 1644, nas proximidades da rua Sete de Setembro, foi demolido em 1913, por causa de obras de reforma do Porto do Recife.

OUTROS
O Arco do Bom Jesus é outro patrimônio histórico que os pernambucanos perderam: ficava no final da rua do Bom Jesus, e foi demolido por conveniência do trânsito da rua da Cruz como alegou-se na época (1850). A rua da Cruz é a atual Bom Jesus. O Arco de Santo Antônio também foi demolido pela mesma razão, em 1917.

PRIMEIRA IGREJA FOI DEMOLIDA
A primeira igreja construída no Recife, no início do século 16, ficava onde hoje está a avenida Marquês de Olinda, na altura dos números 11 e 55. Seus fundos davam para a rua do Bom Jesus. Teve várias reformas, mas acabou sendo demolida em 1913 também por conta das obras do Porto do Recife.

A IGREJA ANGLICANA
Essa igreja ficava na rua da Aurora, número 47, onde hoje está o Edifício Duarte Coelho, atual número 175, e foi construída em 1839 pelo cônsul da Grã-Bretanha para ser a casa de orações dos ingleses que moravam no Recife. Era pequena e modesta. Foi demolida em 1945 para dar início às obras de ampliação da avenida Conde da Boa Vista.

AVENIDA CONDE DA BOA VISTA
Foi alargada em 1946 pelo prefeito Pelópidas Silveira, que, para isso, teve que derrubar, como mencionamos acima, a Igreja Anglicana, que ficava no início da rua. Conde da Boa Vista era o título dado ao ex-governador Francisco do Rego Barros.

QUEM FOI O CONDE?
O Conde da Boa Vista, ou Francisco do Rego Barros, nasceu no Engenho Trapiche, no Cabo e morou em Paris. Com apenas 35 anos de idade se tornou presidente da província de Pernambuco. Chegou a governar, depois, o Estado do Rio Grande do Sul.

A MORTE DO CONDE
O Conde da Boa Vista morreu com problemas no fígado em 4 de outubro de 1870, na casa de número 405 da Rua da Aurora, onde funcionou a Secretaria de Segurança Pública.

RUA DA IMPERATRIZ
O calçamento dessa rua foi aprovado em 17 de maio de 1845, com 664 lombadas de pedra. No dia 19 de agosto de 1849 ali nasceu Joaquim Nabuco, num sobrado de três andares, na esquina com a rua Bulhões Marques, número 39, hoje 147. A Imperatriz ainda se chamava Aterro da Boa Vista. Só em 1859 é que passou a se chamar rua da Imperatriz. Ainda foi chamada, depois, de Floriano Peixoto e Rosa e Silva, mas nenhum pegou. Ficou mesmo Imperatriz.

TERMINAL DE SANTA RITA
Foi durante muito tempo a Rodoviária do Recife, inaugurada em 1953 e desativada em 1986 para ser a sede da EMTU e do Batalhão da Polícia Militar.

CASA JOSÉ MARIANO
Esse é o nome oficial da Câmara de Vereadores do Recife, em homenagem a seu patrono, que foi seu presidente em 1891 quando a Câmara se chamava Conselho de Intendência Municipal. As Câmaras do País foram fechadas por Getúlio Vargas em 1930 e reabertas em 1934. A do Recife só voltou em 1936. Mas demorou pouco: um novo golpe de Getúlio em 1937 fechou as Câmaras até 1946. Os novos vereadores foram eleitos para o período de 1947/1950.

E DEPOIS?
Aí veio uma nova turbulência. Dos 31 vereadores eleitos, doze perderam o mandato por conta de um lei federal que cassou os parlamentares acusados de comunistas ou socialistas. Nessa época, a Câmara funcionava no Edifício Alfredo Fernandes, na avenida Barbosa Lima, bairro do Recife. Essa rua era perpendicular à famosa Rua da Guia, cuja fama era de acolher as prostitutas da cidade. O que não ficava bem para a Câmara, ali próxima. Até a chamavam de Câmara da Rua da Guia.

MUDANÇA
A Câmara, então, se mudou em 1963 para o prédio onde havia funcionado a Escola Normal do Recife, na rua Princesa Isabel. O prefeito era Arthur Lima Cavalcanti, e o governador era Miguel Arraes.

RUA DO BARÃO
Barão de São Borja é o título que recebeu o recifense Vitorino José Carneiro Monteiro, chefe militar da Guerra do Paraguai. Na rua Barão de São Borja ficava o Cine Politheama, na esquina com a José de Alencar. Ali também funcionou a Faculdade de Medicina.

O PRÉDIO PIONEIRO
O primeiro prédio alto do Recife foi o Hotel Central, com 8 pavimentos - ainda hoje funcionando na Rua Manoel Borba, número 209.

CASA DO ESTUDANTE
A Casa do Estudante de Pernambuco foi inaugurada em 21 de setembro de 1938. O Edifício, na esquina da rua Henrique Dias com a Barão de Goiana, foi projetado pelo arquiteto Jaime de Oliveira.

CINE SÃO LUIZ
Funciona desde 1952. O cinema está construído exatamente onde funcionava a Igreja Anglicana, derrubada para dar início ao alargamento da avenida Conde da Boa Vista.

OS PRIMEIROS CINEMAS DO RECIFE
O primeiro foi o Cine Pathé e, depois, veio o Cine Royal, na rua Nova. Em seguida, surgiram o Cine Helvética, na rua do Imperador; Parque, na rua do Hospício, e vários outros em diversos bairros.

CLUBE INTERNACIONAL
A primeira instalação do Clube Internacional foi na rua da Aurora, 265, onde funcionou até 1936. De lá foi transferido para a Benfica.

A PROPÓSITO
A praça que fica em frente ao Clube Internacional, na Benfica, chama-se Euclides da Cunha.

ÁREA DO CARREFOUR
Onde hoje está o Supermercado Carrefour funcionou uma fábrica de sacos de estopa, fundada no início do século 20.

CORRETORES SEGUROS
Recife tem, atuando, 1.187 corretores de seguros privados.

GALO DA MADRUGADA
O primeiro desfile do Galo da Madrugada reuniu apenas 75 foliões. Hoje, o desfile junta mais de 1 milhão de pessoas. O Galo da Madrugada foi fundado em 24 de janeiro de 1978.

ACREDITE
O teto do Mosteiro de São Bento, em Olinda, foi pintado com sangue de boi, óleo de baleia e casca de banana. Isso em 1582.

AVENIDA CAXANGÁ
É a maior linha reta urbana do País, com 6 km de extensão e 210 mil metros quadrados de área. Era chamada de Estrada de Paudalho e tem o nome ligado ao do Padre Francisco Caxangá, dono das terras por onde hoje passa a avenida. Foi inaugurada em maio de 1940 pelo prefeito Antonio Novaes Filho, e duplicada em 1966 por Augusto Lucena. Pela avenida Caxangá passam cerca de 3 mil carros por hora.

AVENIDA GUARARAPES
Uma das mais importantes avenidas do Recife, a Guararapes foi aberta em 1940, na gestão do prefeito Novaes Filho. Foi necessário demolir a Igreja do Paraíso e desapropriar um quarteirão inteiro. Naquele mesmo ano começou a funcionar na Guararapes o Cinema Trianon, fechado 53 anos depois.

ENSINO SUPERIOR
Recife tem 25 instituições de ensino superior: 21 são privadas, 4 são públicas.

CEMITÉRIO DE SANTO AMARO
O local onde está hoje o cemitério serviu por muito tempo para abrigar escravos, até o ano de 1831. Foi, depois, cemitério dos escravos. Como cemitério oficial, o de Santo Amaro foi inaugurado em 1851.

PRAÇA DO ENTRONCAMENTO
A praça, que é um dos cartões-postais do Recife durante as festas de fim de ano, quando fica totalmente iluminada e ornamentada, foi inaugurada em 19 de outubro de 1925 na administração do prefeito Antônio de Góis, com o nome oficial de Praça Correia Araújo.

GRANDE HOTEL
O majestoso Grande Hotel do Recife foi inaugurado em 1938 com um show do cantor Francisco Alves e duas orquestras cariocas.

A ILUMINAÇÃO
Em 1859 foi inaugurada em Recife a iluminação pública de gás carbônico. Até então, era à base de querosene. A energia elétrica só chegou mesmo no dia 28 de março de 1919.

ILUMINAÇÃO DAS PONTES
A Ponte Velha tem 22 luminárias decorativas, com 88 lâmpadas, e 16 postes convencionais, com 16 lâmpadas. A Ponte da Boa Vista, 60 pontos de luz; a Duarte Coelho, 56; a Princesa Isabel, 36 pontos; a de Limoeiro, 60 pontos de luz; a Giratória, 8 postes na divisória; a Buarque de Macedo, 44; a Maurício de Nassau, 10.

E O CAIS JOSÉ ESTELITA?
Tem 179 luminárias na beira do cais; mais 152 lâmpadas no canteiro central. Lá também estão 64 jarros de plantas e 48 bancos.

HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO
Foi construído entre 1967 e 69. A inauguração do HR ocorreu no dia 31 de dezembro de 1969, em solenidade comandada pelo governador Paulo Guerra. O Hospital da Restauração, na avenida Agamenon Magalhães, tem 9 andares.

MANOEL BANDEIRA
O poeta nasceu na Rua Ventura, que hoje se chama Joaquim Nabuco, a mesma do Hospital Santa Joana.

MORRO DA CONCEIÇÃO
Esse local era chamado antigamente de Oiteiro da Boa Vista.

RECIFE DA ANTIGUIDADE
Em janeiro de 1654, quando os holandeses foram embora, o bairro do Recife contava com 300 prédios.

TEATRO SANTA ISABEL
Foi inaugurado em 18 de maio de 1850. A primeira peça foi encenada em setembro daquele ano e tinha o título de O pajem de Aljubarrota. Na tarde de 19 de abril de 1860 o teatro se incendiou, por causa de um equipamento de efeitos pirotécnicos que explodira. Todo o mundo correu para apagar as chamas, mas a destruição foi inevitável.

A RECONSTRUÇÃO
O Teatro Santa Isabel foi reconstruído e reabriu suas portas nove anos depois do incêndio, em 1878, com a ópera Baile de Máscaras, de Verdi.

CINEMA GLÓRIA
Localizado na Rua Direita, 127, o Cine Glória tem sua frente voltada para a Praça Dom Vital. Foi inaugurado em 4 de setembro de 1926 com o filme Flores, Mulheres e Perfumes.

QUEM FOI CONSELHEIRO AGUIAR
Nome de importante avenida em Boa Viagem, Conselheiro Aguiar foi o Barão de Catuama, título de João José Ferreira de Aguiar, nascido em Goiana em 1810 e falecido em Recife em 1888. Era abolicionista, magistrado e professor de Direito.

COMPARE
O bairro da Cohab, em Recife, tem uma população maior - 70 mil habitantes - do que a do município de Gravatá, com seus 67.500 habitantes.

FACULDADE DE DIREITO
Foi construída por José de Almeida Pernambuco e ocupa uma área de 3.600 metros quadrados. A biblioteca tem 100 mil volumes.
PORTO DO RECIFE
Antes era chamado de ancoradouro. Em 1o de julho de 1909 começaram as obras do Porto do Recife, tendo inicialmente 3 armazéns e 2.125 metros de extensão. Só começou a operar mesmo em 12 de setembro de 1918. Hoje tem 3.060 metros e uma profundidade média no cais de 10 metros. A área total é de 48.070 metros quadrados.

TEATRO
O Recife era considerado em 2003 o terceiro pólo teatral do País.

ANTÔNIO MARIA
O compositor de Ninguém me ama nasceu em Recife, em 17 de março de 1921. Aos 17 anos ingressou na Rádio Clube, e em 1948 já era diretor de produção da Rádio Tupi do Rio. Foi Antônio Maria quem lançou a cantora Nora Ney.

POUCA GENTE
O bairro da Ilha do Leite no Recife, que abriga um dos maiores pólos médicos do País, tem apenas 1.000 pessoas residentes, uma das menores populações da capital.

BAR SAVOY
O famoso bar da avenida Guararapes foi fundado em 1o de julho de 1944 pelo espanhol Manuel Alvarez. A avenida acabara de ser aberta com a demolição da Igreja e do Hospital do Paraíso. O bar fechou em 2004.

PONTE MAURÍCIO DE NASSAU
Foi a primeira ponte do Brasil. Inaugurada em 28 de fevereiro de 1643, a ponte era de madeira. Mas de lá pra cá recebeu muitas reformas, a primeira em 1742, a segunda em 1817 e, depois, em setembro de 1865. Só recebeu o nome definitivo de Maurício de Nassau em 1917, quando foi reinaugurada pelo governador Manoel Borba.

A PONTE DE HOJE
Tem 180 metros de comprimento, 16 de largura, 7 vãos, 24 postes construídos em chapas de aço e quatro estátuas que representam a cultura, a lavoura, a justiça e o comércio. É a ponte que liga a rua 1o de Março à avenida Marquês de Olinda.

PONTE DA MADALENA
O nome oficial dessa ponte, sobre o rio Capibaribe, é Prefeito Lima de Castro.

PONTE DO DERBY
Nome oficial: Estácio Coimbra. Fica entre a Praça do Derby e o Clube Internacional.

PONTE DA CAPUNGA
Nome oficial: Professor Moraes Rego, que fica entre as ruas Joaquim Nabuco e Joaquim Osório.

PONTE DA CAXANGÁ
Nome oficial: Marechal Castelo Branco, construída sobre o rio Capibaribe.

OUTRA PONTE
A Ponte que dá início à avenida Agamenom Magalhães, perto do Hospital Português, sobre o rio Capibaribe, se chama oficialmente José de Barros Lima.

PONTE DO APAGADOR
Esse é o nome que leva a ponte que vai dar no largo da Paz em Afogados, saindo da rua Imperial.

A MAIS EXTENSA
Das oito pontes do Centro, a mais extensa é a Ponte Buarque Macedo, com 283 metros de comprimento.

A MAIOR DE TODAS
De todas as pontes da cidade, a maior é a Ponte Paulo Guerra, com 451 metros de comprimento, ligando o Centro a Boa Viagem.

CAPITANIA DOS PORTOS
A Capitania dos Portos, criada em 1857, foi a antiga Escola de Aprendizes de Marinheiros de Pernambuco

MOINHO RECIFE
O Moinho Recife foi adquirido pelo Grupo Bunge na década de 30, e até hoje pertence às empresas do Grupo Bunge no Brasil, fazendo parte das empresas da Santista Alimentos S.A .

ESTAÇÃO
Situada na Av. Alfredo Lisboa, no bairro do Recife e construída entre 1875 e 1880, a Estação do Brum foi a 1ª estação da estrada de ferro Recife-Limoeiro-Timbaúba. Sua localização, junto ao porto, tem relação direta com o abastecimento de carvão para as grandes fábricas da época. Através de uma Permissão de Uso, de 15 de maio de 1997, a Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco assumiu a posse da estação para nela instalar o Memorial da Justiça.

CEASA
A área da Ceasa fica no Curado e tem 580 mil metros quadrados. De área construída são 58.500. Lá existem 35 galpões, que abrigam 798 boxes, com 798 permissionários fixos. Os não-fixos somam 1.800. Por lá circulam 17 mil pessoas por dia, ou 460 mil por mês.

MAIS VENDIDOS
Os apartamentos mais vendidos em Recife são os de 3 quartos. Depois vêm, pela ordem, os de 2 quartos, 4 quartos e 1 quarto.

RIO CAPIBARIBE
O Capibaribe percorre 21 quilômetros da área do Recife. Mas antes passa pelos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Salgadinho, Limoeiro, Paudalho e São Lourenço. E entra no Recife pelo bairro da Várzea.

CAPIBARIBE NOS BAIRROS
O Capibaribe passa pelos bairros da Várzea, Caxangá, Dois Irmãos, Apipucos, Monteiro, Barbalho, Santana, Graças, Madalena, Capunga, Derby e Ilha do Retiro. Daí se divide em dois: um braço passeia pela Boa Vista e cai no mar. O outro vai pela Joana Bezerra e Cabanga, recebe o rio Tejipió e deságua na Bacia do Pina.

CAMELÔ
Calcula-se que cerca de 12 mil ambulantes trabalhem nas ruas e pontes do Recife.

CUSTO DE VIDA
Em 1975, o custo de vida no Recife foi de 33,3% no acumulado do ano. Explodiu no ano de 93, quando chegou a 2.679% até cair para 5,5% em 1997, com os efeitos do Plano Real. Em 2001, foi de 10,20%. De agosto de 2001 a julho de 2002, chegou a 10,30%.

IPC NO PLANO REAL
Nos oito anos do Plano Real, o IPC - Índice de Preço ao Consumidor - no Recife foi de 197,02%.

PRIMEIRO GRANDE HOTEL
O primeiro hotel de classe internacional construído em Boa Viagem foi o Hotel Boa Viagem, com 100 apartamentos de frente para o mar. Foi no ano de 1954.

PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS
Foi construído pelo Conde da Boa Vista, em 1841, e recebeu este nome em homenagem às filhas do imperador Dom Pedro II, por ocasião da visita dele e da imperatriz Teresa Cristina a Pernambuco, em 1859. Em estilo neoclássico, o prédio apresenta três pavimentos.

BOMBA DO HEMETÉRIO
Por que o bairro se chama Bomba do Hemetério? Porque ali havia um senhor chamado Hemetério que tinha uma bomba dágua no seu sítio, aonde muita gente ia se refrescar, puxando a água da bomba de seu Hemetério. Aí pegou.

E O ARRUDA?
O nome vem de um antigo comerciante ali instalado que se chamava Manoel Inácio de Arruda.

E FUNDÃO?
Foi assim chamado porque ficava muito distante, lá no fundão ou cafundó. Era o Sítio do Fundão.

E AREIAS?
Tem esse nome porque ali havia um terreno arenoso, sobre o qual se edificou a Vila das Lavadeiras, no início dos anos 40 do século 20.

BOATO ASSUSTADOR
O dia em que surgiu o boato de que a Barragem de Tapacurá havia se rompido foi este: 21 de julho de 1975. Houve pânico, acidentes e mortes.

EVOLUÇÃO DA FROTA
Em 1961, o Recife tinha 12.265 veículos registrados. Em 1965 passou para 23.514; em 1970, 43.782; em 1980, 115.838; em 1990, 203.608; em 1999, 317.825 veículos. Em janeiro de 2003 havia 365 mil veículos.

E HOJE?
Em março de 2004 a frota do Recife era de cerca de 375 mil veículos. A previsão para dezembro de 2004 é de 383 mil.

AUMENTO DA FROTA
A cada mês, cerca de 800 veículos são acrescentados na frota do Recife. Isso representa, em média, 8 mil veículos a mais a cada ano.

PROPORÇÃO
O Recite tem 1 veículo para cada 3,8 habitantes.

ACIDENTE POR DIA
Ocorrem em média 40 acidentes por dia no Recife.

HORA, DIA E MÊS
A hora de maior ocorrência de acidentes é das 14 às 17 horas da sexta-feira. O mês é maio e, depois, dezembro. A cada dois dias morre uma pessoa no trânsito do Recife. No quesito mortes, os meses de maior ocorrência são novembro, agosto e maio.

MENOS
O domingo é o dia da semana, e março é o mês em que menos têm ocorrido acidentes.

LOCAIS CRÍTICOS DE ACIDENTES
As avenidas em que têm ocorrido mais acidentes com feridos são, pela ordem: av. Norte, av. Caxangá, av. Recife, av. Agamenom Magalhães, av. Boa Viagem, e av. Mascarenhas de Moraes. Outros pontos críticos: viaduto João Paulo II, na Joana Bezerra, e BR-101, na altura da Ceasa.

LOCAIS CRÍTICOS COM MORTES
Onde tem se registrado o maior número de acidentes fatais: avenidas Agamenom Magalhães, Mascarenhas de Moraes, Abdias de Carvalho, Caxangá, Recife e doutor José Rufino.

EVOLUÇÃO
Em 1961, ocorreram no Recife 1.548 acidentes de trânsito, com 1.249 feridos e 112 mortos. Em 1970, passou para 3.560 feridos e 232 mortos. Em 1976, 4.891 feridos e 235 mortos; em 1980, 3.484 feridos e 153 mortos.

DÉCADA DE NOVENTA
Acompanhe a ocorrência de feridos e mortos nos anos 90 no trânsito do Recife: 1991 - 3.632 feridos e 131 mortos; 1992 - 3.515 feridos e 152 mortos; 1993 - 4.233 feridos e 178 mortos; 1994 - 3.719 feridos e 238 mortos; 1995 - 3.837 feridos e 200 mortos; 1996 - 3.830 feridos e 185 mortos; 1997 - 3.968 feridos e 218 mortos; 1998 - 3.425 feridos e 186 mortos; 1999 - 3.338 feridos e 173 mortos.

CONCLUSÃO POSITIVA
O número de mortos vem caindo ano após ano.

AVENIDA AGAMENOM MAGALHÃES
Em dezembro de 1952, depois de apenas quatro meses da morte do governador Agamenom Magalhães, a Câmara já aprovava um projeto que daria o nome do governador à avenida que seria construída nas margens do Canal.

CÂMARA DE VEREADORES
Até 2003, o campeão em número de mandatos é Liberato da Costa Júnior, do PMDB, com 9 mandatos, iniciados em 1955. Liba é também o mais velho, nascido em 11 de abril de 1918. O vereador mais jovem é João Glasner, do PSDB, com 26 anos de idade.

GILBERTO MARQUES PAULO
É alagoano. Foi prefeito do Recife quando substituiu Joaquim Francisco.

CATÓLICA
A Universidade Católica do Recife foi inaugurada em 27 de setembro de 1951. A área construída é de 65.539 metros quadrados, e a área de terrenos soma 44 mil metros quadrados. Lá estão 181 salas de aula, 44 laboratórios, 5 auditórios e 6 salas de vídeo.

ENCHENTES DO RIO CAPIBARIBE
A primeira enchente do Capibaribe, que se tem notícia, ocorreu em 1632. Para conter as enchentes, Maurício de Nassau mandou construir, em 1638, o Dique de Afogados, com extensão de 2 km, onde hoje é a Rua Imperial.

MAIS ENCHENTES
A primeira enchente de grandes proporções do Rio Capibaribe ocorreu em 1842. Mas a enchente de 1854 foi a maior daquele século, com destruição e famílias desabrigadas. Durou 72 horas. Em 1869, uma nova enchente destruiu as pontes da Torre, Barbalho e dos Remédios.

ENCHENTE COM MORTE
Essa ocorreu em 1966, quando as águas do Capibaribe subiram 2 metros e inundou todas as áreas baixas do Recife: a avenida Caxangá virou um grande rio. Morreram 175 pessoas e mais de 10 mil ficaram desabrigadas. Em 1970, uma nova enchente atingiu o Recife e o Interior: morreram 150 pessoas e 1.266 casas foram destruídas em 28 cidades. No Recife, 50 mil ficaram desabrigados.

TRAGÉDIA
A enchente de 1975 foi considerada a catástrofe do século. Ocorreu entre os dias 17 e 18 de julho e deixou 80% da cidade do Recife debaixo dágua. Morreram 107 pessoas e 350 mil ficaram desabrigadas. No Estado, mil quilômetros de ferrovia foram destruídos.

LUCENA
Dizem que o prefeito Augusto Lucena, desesperado com a fúria do Capibaribe durante uma enchente, deu vários tiros de revólver contra as águas do rio.

CINEMAS
Os cinemas Trianon e Art-Palácio ficavam pertinho um do outro. O Art Palácio, na rua da Palma, surgiu primeiro, em 16 de maio de 1940. O Trianon, na av. Guararapes, em 1945.

CLUBE PORTUGUÊS
O tradicional clube recifense foi fundado em 14 de dezembro de 1934, às 20h30min.

PONTE DUARTE COELHO
Já foi chamada de Ponte da Maxambomba, Ponte da Caxangá, Ponte da Rua do Sol e Ponte da Estrada de Ferro. A atual ponte foi inaugurada pelo prefeito Novaes Filho, em 1943. O sistema de rolete de aço permite o movimento da ponte. Tem 116 metros de comprimento por 16 metros de largura. Liga a avenida Guararapes à Conde da Boa Vista, e é interditada todos os anos para o desfile do Galo da Madrugada.

DIRIGÍVEL
Quando o primeiro dirigível, o GrafZeppelin, aportou em Recife, no Jiquiá, o governador Estácio Coimbra decretou feriado e 15 mil pessoas foram ao local ver o ichão descer. Foi no dia 22 de maio de 1930. A torre de atracação tem 19 metros de altura, e é a única do gênero ainda em pé.

PONTE GILBERTO FREYRE
Essa ponte é uma das mais novas do Recife: passa sobre o Rio Tejipió, e é paralela à ponte do Motocolombó, em Afogados.

PONTE QUE GIRAVA
A Ponte Giratória na verdade se chamou 12 de Setembro até 2004, quando passou a se chamar Antiga Ponte Giratória por decreto municipal.

PONTE DO LIMOEIRO
A Ponte do Limoeiro está sobre o Rio Beberibe, e não sobre o Capibaribe. Por ali ainda se arrastam as águas do Beberibe, que vem de Olinda e se encontra com o Capibaribe logo adiante, na altura do Palácio do Campo das Princesas.

PADROEIRA DO RECIFE
É Nossa Senhora do Carmo. E o padroeiro?

É ELE
O padroeiro do Recife é Santo Antônio.

RARIDADE
Só existem duas ruas no Recife com a letra Y: Yolanda, no Jordão; e Yone Sampaio, no Cordeiro.

LIGAÇÃO
A Lagoa do Araçá está ligada ao rio Tejipió; e o Açude de Apipucos está ligado ao rio Capibaribe.

SANTA CRUZ
O tricolor de Recife era alvinegro, quando foi fundado, em 3 de fevereiro de 1914. O primeiro jogo foi contra o Rio Negro, e o Santa Cruz venceu por 7x0.

PETROLINA E RECIFE
Dentro do município de Petrolina - o maior do Estado em área - caberiam 21,7 cidades do Recife; ou 124 municípios como Olinda.

UFRPE É UMA CIDADE
A Universidade Federal Rural de Pernambuco tem uma população de 373 professores do 3o grau, 67 professores substitutos ou visitantes, 37 professores de ensino técnico, 855 técnicos administrativos e 6.000 alunos.

SALAS DE AULA DO RECIFE
Recife tem 9.804 salas de aula, das quais são 126 estão em estabelecimentos federais, 2.208 em escolas estaduais, 1.789 em municipais e 5.681 em particulares.

PONTE DA BOA VISTA
É a ponte que liga a rua da Imperatriz à rua Nova. Foi adquirida na Inglaterra pelo governador Barão de Lucena. Mede 154 metros de comprimento e 13 de largura.

GASTO COM ENERGIA ELÉTRICA
A média de consumo anual em Recife é de 913.709 MWH no setor residencial; 232.801 MWH no setor industrial; e 854.552 MWH no setor comercial.

RECIFE E SOLIDÃO
Numa cidade como Solidão, no Sertão do Pajeú, o consumo de energia anual chega a 1.130 MWH. Isso significa o consumo de apenas 12 horas do setor comercial do Recife.

VIANA LEAL
A loja de departamentos Viana Leal, na esquina da rua da Palma com a rua das Flores, foi a primeira do Recife a ter escada rolante e ar-condicionado central.

ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS
São 319 em toda a área do Recife, com 74,9 milhões de metros quadrados, ou 34% da área da cidade. Anote aí: Recife tem 1 faixa de praia, 8 parques, 219 praças, 24 jardins, 6 largos, 13 quadras polivalentes, 6 cemitérios, 2 campi universitários, 10 espaços de valorização ambiental, 19 unidades de conservação e 10 pátios antigos.

ESPAÇOS LIVRES POTENCIAIS
Esses somam 311 e são os seguintes: 116 terrenos vazios, 10 margens de canal, 7 margens de rios, 10 recantos, 161 campos de pelada e 7 espaços potenciais de valor paisagístico ambiental.

A Igreja da Sé foi construída em 1535, e foi a primeira paróquia do Nordeste. Desde 1676 é a catedral da Arquidiocese de Olinda e Recife.

JOÃO PESSOA
Quando João Pessoa foi assassinado em Recife, por João Dantas, estava na Confeitaria Glória, na rua Nova, conversando com os amigos Agamenom Magalhães, Caio de Lima Cavalcanti e Alfredo Dias.

A Praça do Entroncamento ganhou esse nome porque costumava abrigar o cruzamento de três antigas estradas de ferro do trem urbano. Hoje, constitui um dos locais mais pitorescos da cidade. Na época do Natal, a praça se transforma numa explosão de luzes e cores que encanta crianças e adultos.

IGREJA DO CARMO
A Basílica do Carmo, em Recife, começou a ser construída em 1687 e só foi concluída 80 anos depois. Nela existem 9 altares laterais.

MEMÓRIA
Ao lado da Igreja de Santo Antônio, no centro do Recife, existiu o Cemitério de Santo Antônio, destinado aos negros, suicidas, condenados e acatólicos. Nele, foram sepultados os heróis da Revolução de 1817.

TORRE DE MALAKOFF
De estilo tunisiano, existe desde o século 18. Na metade do século 19, em 1845, foi construída uma porta monumental com torre móvel de ferro para ser um observatório. O nome é devido à fortificação russa, que, no mesmo ano, foi centro de defesa em Sebastopol na Guerra da Criméia. A Torre de Malakoff passou por um processo de restauração e voltou a abrigar um observatório astronômico, no último pavimento, inaugurado no dia 10 de fevereiro de 2000.

FÁBRICA PILAR
Localizada na Rua de São Jorge. Sua fundação se iniciou no ano de 1875, quando o português Luiz da Fonseca Oliveira instalou uma pequena padaria com o nome Padaria e Biscoutaria Pilar, localizada atrás da igreja, na Praça do Chaco, onde existia um pequeno povoado denominado Fora de Portas. Atualmente a fábrica de Biscoitos Pilar ocupa uma grande área próxima ao Igreja do Pilar e ao Forte do Brum.