Seja bem vindo

Olá,

Seja bem vindo a este blog.
Criei ele para exercitar a escrita e compartilhar algumas informações.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Proteja-se para acessar o Internet banking

A possibilidade de pagar contas a qualquer momento, sem precisar enfrentar as filas enfadonhas das agências bancárias é uma das comodidades oferecidas pelo Internet banking. Apesar dessa facilidade, muitos ainda têm receio de fazer transações pelo banco online com medo de cair nas garras de golpistas virtuais. Para tranqüilizar a clientela, os bancos criaram um verdadeiro kit de segurança, mas avisam que nada adianta se você não fizer a sua parte. 

O Internet banking brasileiro é um dos mais sofisticados do mundo e permite fazer praticamente as mesmas operações da agência física, com exceção de saque e depósito em dinheiro. É um dos serviços mais acessados pelos brasileiros na Web, utilizado por 27,3 milhões de clientes, segundo os últimos dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) referente ao ano de 2006.

Mesmo assim, as transações do banco online respondem somente por 8,9% das transações realizadas pelo sistema finaneiro em todos os canais, conforme revela a pesquisa Febraban. Os bancos tentam aumentar essa taxa de penetração, oferecendo diversos dispositivos de segurança. Alguns, como tokens eletrônicos, ainda estão mais restritos para clientes preferenciais.

Armas contra golpistas

Além do cartão para transações com chip inteligente, os clientes recebem um outro com códigos numéricos, tokens com senhas que mudam aleatoriamente e plug ins para tentar barrar cavalos de Tróia. O cliente tem ainda a opção de usar uma certificação digital.

Algumas instituições, como o Banco do Brasil (BB), tentam reforçar a segurança exigindo que os clientes cadastrem o micro usado para acessar o Internet banking. Assim, a entrada do correntista no banco online é monitorada pelo endereço IP de sua máquina e acessos de micros não autorizados são barrados. O cliente pode credenciar mais de um computador.

Mas novas tecnologias de segurança estão sendo analisadas pelos bancos. Uma delas é o uso da biometria para autenticação do cliente pelas suas características físicas. Francimara Viotti, gerente de segurança do BB, informa que a instituição está avaliando qual sistema biométrico é mais indicado e viável para transações pela Web e também para outros canais de atendimento.

O BB é um dos bancos que participam de um grupo de trabalho sobre o uso dessa tecnologia na Febraban. Atualmente o Bradesco testa em ATMs a leitura dos correntistas pelas veias das mãos. Francimara diz que as instituições estão analisando outros meios de identificação biométrica, mas acredita que esse é um projeto para entrar em uso em dois anos.

A executiva do BB observa que a biometria combinada com a certificação digital em smart cards é uma tendência nos bancos por ser um dos mecanismos mais seguros contra fraude. Porém, o custo ainda é uma barreira para implantação dessa tecnologia no setor financeiro. Veja a seguir alguns dispositivos oferecidos pelos bancos:

• Cartão de Segurança
É do tamanho do eletrônico convencional e traz uma cartela com uma numeração acompanhada de códigos fixos. Seu uso no Internet banking é obrigatório em instituições como Real, Bradesco e Itaú.

• Token
Traz códigos que mudam aleatoriamente. O Bradesco, por exemplo, oferece um modelo eletrônico para empresas e clientes pessoa jurídica que acessam com muita freqüência o banco online. Já o modelo oferecido pelo Banco Nossa Caixa é uma cartão que possibilita de 1,2 mil a 3,6 mil combinações de senhas.

• Certificação digital
É o e-CPF eletrônico com criptografia que contém um conjunto de chaves públicas e privadas para reconhecimento do seu portador. Não há ainda uma política definida dos bancos para uso dessa ferramenta por pessoa física. Os que querem ter esse mecanismo precisam comprar no mercado. O BB tem um kit oferecido por parceiros.

• Plug in
Alguns bancos, como o Bradesco e Real, exigem que o cliente, ao acessar o Internet Banking pela primeira vez, faça o download de um programa que é acoplado ao navegador para ampliar as funções de segurança. Esse componente atua na detecção de cavalos de Tróia e outros códigos maliciosos usados para capturar as informações do PC e teclado do usuário.

• Teclado virtual
Contém uma tela para digitação de senhas, dispensando o uso do teclado do PC. É um recurso para evitar espionagem por keyloggers, que são programas criados pelos crackers para monitorar os movimentos dos teclados.   

Dicas de segurança

Além de usar esses recursos, confira as dicas dos bancos:

• Mantenha um sistema de antivírus e Firewall instalado, atualizado e ativo em seu PC.
• Tome os cuidados necessários ao receber e-mails, ao visitar sites de relacionamentos (Orkut) e conversas online (MSN).
• Troque de senha periodicamente e evite anotar ou transferir seu código para terceiros.
• Evite acessar o Internet banking de cibercafés e lan houses.
• Faça os upgrades de segurança dos programas de seu micro, como sistema operacional e navegador. Quando não atualizados eles abrem brechas para entrada de códigos maliciosos.
• Entre no Internet banking digitando o endereço, jamais por links de páginas recebidos por e-mail.
• Nunca responda e-mails que solicitem seus dados bancários, pois as instituições financeiras não fazem cadastro pela Internet.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Saiba procurar no Google da melhor forma

 

Google Search é, atualmente, o site de busca mais famoso, eficaz e visitado da web. Mas será que todo mundo sabe como fazer buscas eficientes no Google? A partir desta pergunta decidimos trazer-lhes algumas informações relevantes sobre como usar a busca do Google da melhor maneira.

Por exemplo: você sabia que é possível saber o horário local das principais cidades do mundo pelo Google? Sabia que também é possível consultar a previsão do tempo, converter moedas ou fazer contas matemáticas? Pois é, estas são apenas algumas de muitas outras ferramentas que o Google oferece.

Aqui segue uma lista com uma boa quantidade de comandos úteis aos internautas:

Conteúdo entre aspas: o comando "entre aspas" efetua a busca pela ocorrência exata de tudo que está entre as aspas, agrupado da mesma forma.

Sinal de subtração: este comando procura todas as ocorrências que você procurar, exceto as que estejam após o sinal de subtração. É chamado de filtro (ex: baixaki -download)

OR (ou): OR serve para fazer uma pesquisa alternativa. No caso de "Carro (vermelho OR verde)" (sem as aspas), Google irá procurar Carro vermelho e Carro verde. É necessário usar os parênteses e OR em letra maiúscula.

Asterisco coringa: utilizar o asterisco entre aspas o torna um coringa. (ex: café * leite: Google buscará ocorrências de café + qualquer palavra + leite.

Define: comando para procurar definições de qualquer coisa na internet (define:abacate).

Info: info serve para mostrar as informações que o Google tem sobre algum site (info:www.eujafui.com.br).

Palavra-chave + site: procura certa palavra dentro de um site específico (download site:www.baixaki.com.br).

Link: procura links externos para o site especificado (ex: link:www.blogaki.com.br).

Intitle: restringe os termos da busca aos títulos dos sites (ex: intitle:eu ja fui).

Allinurl: restringe os termos da busca às URL dos sites (ex: allinurl:cachorro).

Filetype: serve para procurar ocorrências algum formato de arquivo específico (ex: "arvore azul:pdf").

Time: pesquisa o horário das principais cidades do mundo (ex: time:new york).

Weather: pesquisa a previsão do tempo para as principais cidades do mundo (ex: weather:tokyo).

Calculadora: serve para efetuar contas matemáticas com o Google (ex: 10 / 2).

Conversão de moedas: serve para comparar o atual valor de duas moedas (ex: 7 dollar in real).

Conversão de temperatura: converte temperatura em Celsius para Fahreinheit (ex: 140 C in F).

Conversão de distâncias: utilizada para ver a correspondente distância em diferentes medidas (ex: 100 miles in kilometers).

Conversão de velocidade: comando para converter medidas de velocidade (ex: 48 kph to mph).

Find a business: procure lojas ou restaurantes em certa cidade. (não disponível para o Brasil) (ex: shopping, Chicago).

Movie: comando para procurar por títulos de filmes (ex: movie: Batman).

Director: o comando director serve para descobrir o nome de um diretor de certo filme (ex: director braveheart).

INFO Online - Governo testa carteira de trabalho eletrônica - (17/03/2008)

INFO Online - Governo testa carteira de trabalho eletrônica - (17/03/2008): "PLANTÃO INFO / 03/2008 / tecnologia Governo testa carteira de trabalho eletrônica Segunda-feira, 17 de março de 2008 - 11h54 SÃO PAULO - Os ministérios do Trabalho e da Previdência estudam tornar a carteira de trabalho um documento eletrônico. De acordo com o plano, os 29 milhões de trabalhadores que possuem as cadernetas azuis de papel teriam seus documentos gradualmente substituídos por um cartão eletrônico. O sistema para tornar digital a carteira de trabalho está em teste e poderá ser anunciado oficialmente no dia 1º de maio, dia do trabalhador. Segundo o ministério, o documento eletrônico traria vantagens como desburocratização, diminuição no número de fraudes e ganho de produtividade. Trabalhadores que perdem a caderneta de papel muitas vezes têm que ir às empresas onde trabalharam para recolher documentos a fim de se aposentar no futuro. Com o documento eletrônico, quem pedir a segunda via da carteira receberá um cartão com todos os dados do anterior. Outra vantagem será a possibilidade do trabalhador checar, com seu cartão, seu saldo no FGTS e descobrir a tempo se a empresa onde trabalha está efetivamente realizando depósitos em seu nome. Os ministérios acredi"