Seja bem vindo

Olá,

Seja bem vindo a este blog.
Criei ele para exercitar a escrita e compartilhar algumas informações.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Como assistir a vídeos caseiros digitais com qualidade

Formatura das crianças, festa de natal, viagem para a praia. Não faltam motivos para fazer vídeos caseiros nesta época do ano. Antigamente, quando as filmagens eram feitas em câmeras VHS, tudo era muito simples. Bastava tirar a fita da câmera e colocar no vídeo-cassete e tudo estava resolvido. Quando chegaram as VHS-C, compactas, um adaptador resolvia tudo de forma bastante simples.

Mas agora, em tempos de filmadoras digitais com as mais diversas mídias, a história fica um pouco diferente. Um problema freqüentemente encontrado por usuários de câmeras com disco rígido interno é sentir perda de qualidade da imagem ao baixar o vídeo no computador. Ou seja, ao ligar a câmera com um cabo RCA à televisão, o vídeo fica perfeito. Mas ao baixá-la no PC, a imagem perde definição e os contornos ficam serrilhados.

O que acontece, nesses casos, é um problema de vídeo desentrelaçado e é preciso reverter o processo para que a imagem volte a ficar boa, tanto para assistir no computador quanto gravar em DVD e assistir em um player externo. O trabalho depende do uso de um software especializado e de um pouquinho de paciência. Nossa sugestão é usar o Widows Media Encoder, que é gratuito e relativamente simples e pode ser baixado no site http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/forpros/encoder/default.mspx.

Baixado e instalado, abra o software e ele irá guiá-lo para "converter um arquivo" (na versão em inglês "convert a file"). Selecione o arquivo que deseja converter. Na janela que fala sobre distribuição de conteúdo – "content distribution" –, escolha a opção "baixar arquivo para reprodução no computador", ou "file download/computer playback".

Em seguida, você deverá escolher entre as opções de "encoding". Selecione "DVD quality vídeo (2 MB CBR)" e "CD quality áudio CBR". Deixe em branco o campo "display information". Na janela "settings review", não escolha a opção "Begin convert when click finish". Clique em "concluir".

No menu superior, entre na opção "propriedades" e clique em "compression" e "edit". Opte por "Windows Media Vídeo 9 Advanced Profile" entre as possibilidades de "vídeo codec". Em seguida, selecione o formato de vídeo como "allow interlaced processing" e dê OK. Pronto, agora basta clicar em "start encoding" no menu superior e o vídeo será exportado no formato correto. Com isso, ele deverá ter a mesma qualidade de quando reproduzido na própria câmera, seja no PC ou em players externos ligados à televisão.
Boa sorte!

Nenhum comentário: